Saude

Zika vírus: como atua no corpo? Como se proteger?




Saiba tudo sobre o Zika Vírus, uma doença que está deixando muitas gestantes apreensivas. Conheça melhor as formas de transmissão, os principais sintomas e os cuidados necessários para se proteger.

Os primeiros registros de Zika Vírus são datados de 1947, quando macacos de uma floresta na Uganda desenvolveram a doença. A transmissão para humanos, no entanto, teve início em 1954, na Nigéria.

Zika vírus
É o mosquito da dengue que transmite o Zika vírus. (Foto: Divulgação)

O Zika Vírus é transmitido pelo mesmo mosquito responsável pela dengue, o . A infecção tem uma série de sintomas característicos e vem sendo alvo de estudos nos últimos meses, devido a associação do diagnóstico com os casos de microcefalia no Nordeste do país.

Muitas mulheres, que contraíram Zika Vírus na gestação, estão dando à luz a bebês com microcefalia (má formação congênita no cérebro). O número de casos confirmados no país já ultrapassa 2.780 e atinge 20 estados. A situação alarmante, no entanto, se encontra na região Nordeste.

Como o Zika Vírus atua no corpo?

Uma pessoa adquire Zika Vírus a partir do momento em que é picada por um Aedes aegypti contaminado. A transmissão do ZIKV segue um ciclo: a fêmea do mosquito deposita os seus ovos em um recipiente com água, as larvas se desenvolvem e, por fim se transformam em mosquitos prontos para picar os seres humanos e transmitir doenças.

Assim que uma pessoa é picada pelo Aedes aegypti, ela pode levar de 3 a 12 dias para desenvolver os primeiros sintomas. O organismo reage ao vírus apresentando febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor nas articulações, dor nos olhos, cansaço físico e mental, manchas vermelhas e conjuntivite.

Zika vírus
O vírus causa manchas vermelhas pelo corpo. (Foto: Divulgação)

Quando uma gestante adquire Zika, ela pode transmitir esse vírus para o seu filho, através do líquido amniótico. Com isso, a criança desenvolve uma doença chamada microcefalia, cujo tamanho do cérebro é menor do que o normal. Dessa forma, o bebê pode apresentar atraso mental, convulsões, paralisia, autismo, entre outros problemas.

Como se proteger da doença?

Os brasileiros estão com muito medo do Zika Vírus e suas consequências, especialmente as mulheres grávidas. Veja a seguir algumas dicas para se proteger da doença:

  • Evite o acúmulo de água, pois o Aedes aegypti gosta de água limpa para depositar os seus ovos. Cubra os pneus, tampe as caixas d’água, coloque areia nos vasinhos e proteja o seu quintal em todos os sentidos para não criar focos do mosquito.
  • Conscientize a vizinhança para que todos tomem as devidas providências contra a proliferação do mosquito. Não adianta você evitar o acúmulo de água parada se o vizinho não faz o mesmo.
  • Coloque telas nas janelas da casa, pois assim a sua família ficará protegida do mosquito.
  • Aplique repelente três vezes por dia em todo o corpo, se preocupando especialmente com a proteção dos braços e das pernas.
  • Sempre que possível, use roupas de manga longa e calça para proteger o corpo contra picada. Já existem peças confeccionadas com tecidos leves, que são perfeitas para o verão.

Agora você já sabe como se proteger do Zika Vírus e reconhecer os principais sintomas. Tome as devidas medidas e prevenção e mantenha a doença bem longe da sua família.

Bom espero que tenham curtido as dicas e que fiquem livres dessa zika! Leia também nosso artigo sobre como ter uma pele saudável.

Até a próxima pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.