Higiene do sono: para dormir sem perder a saúde!


A insônia pode potencializar diversos problemas de quem tenta dormir e também pode comprometer seriamente a tua saúde. Leia nesse artigo sobre a higiene do sono.

Muita gente não sabe que pode passar o dia com sono e muito irritado, se não tiver uma boa higiene do sono. As pesquisas recentes sobre o sono, revelam que dormir bem não se trata apenas da quantidade. Pois o que está implicado no ato de dormir precisa de: qualidade que vai interferir diretamente no seu organismo.

Pensando nisso,  consideramos que os aspectos e a influência no sono fazem parte de uma série de recomendações que defendem um estilo de vida saudável e promovem hábitos que favorecem um sono mais descansado e eficaz. Vamos  esclarecer e dar dicas que vai ajudá-lo a regular seu ciclo circadiano (ciclo do sono). Leia até o final e se informe!

O que é a higiene do sono?

higiene do sono

A higiene do sono está relacionada a melhorar a fatores ambientais e reduzir os maus hábitos que prejudicam o sono.

O ato de dormir é  uma das atividades mais importantes da nossa vida, e melhora o nosso desempenho físico e mental. É muito importante levantar da cama descansado, com as energias renovadas, e fazer com que os nossos problemas para adormecer pareçam cada vez mais irrelevantes Pensando nisso leia as dicas abaixo:

  1.  manter uma rotina, pois é aconselhável dormir sempre dormir no mesmo horário;
  2. é preferível acordar mais cedo que dormir mais tarde;
  3. Controlar a alimentação à tarde e à noite;
  4. é conveniente reduzir ou evitar o consumo de álcool;
  5. fazer exercícios regularmente;
  6. evitar atividades estimulantes antes de dormir;

Deixe o quarto em perfeitas condições

higiene do sono

Esta é uma das maiores dicas para dormir melhor, já que as condições do nosso quarto podem ter uma influência determinante sobre a qualidade do sono. As condições adequadas que propiciam uma noite tranquila são:

  • Um ambiente tranquilo e descontraído: é conveniente que todos os membros da casa se deitem no mesmo horário. Se estamos na cama já preparados para adormecer e continuamos ouvindo a ventoinha do computador da criança ou o jogo de futebol na televisão da sala, essa tranquilidade será interrompida.
  • O quarto não deve estar nem muito frio, nem muito quente: é bom manter a temperatura do quarto aproximadamente em 21 graus. É melhor pecar por alguns graus a menos do que a mais. Ligar um umidificador algumas horas antes de ir dormir também pode ser uma boa opção.
  • É preferível dormir completamente no escuro: até mesmo o brilho dos aparelhos eletrônicos dificulta o sono, porque o brilho de uma tela ou um LED pode prejudicar a fase REM do sono ou a liberação de melatonina pelo nosso corpo.

Importante

Sempre procure seu médico se você tem distúrbios do sono, as informações aqui presentes são de domínio público na internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso dessas informações.

pra quem ronca muito sugiro ler sobre o silent snore anti ronco.

Sugestões e dicas de outros artigos podem ser deixados nos comentários.


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *