Saude

Menopausa: Causas, sintomas e tratamento!




Menopausa pode trazer vários incômodos para as mulheres, entenda por que ocorre e como amenizar seus efeitos.

A menopausa é algo natural, que corresponde a última menstruação da mulher de maneira espontânea. Não existe uma idade certa para o início deste estágio, pode variar de acordo com cada pessoa, porém, naturalmente existe uma média que corresponde aos 45 a 55 anos. No texto a seguir, confira mais informações em torno deste assunto, como os principais indícios e os tratamentos aplicados:

Sintomas da menopausa

Muito se fala a respeito da menopausa, principalmente pelos sintomas que o período apresenta, afinal, diversas mudanças hormonais ocorrem nesse estágio da vida, afinal, é o espaço de tempo onde os ciclos menstruais e ovulatórios são encerrados. Dessa forma, os indícios são:

menopausa sintomas

Ressecamento vaginal: faz parte do grupo de manifestações urogenitais que podem surgir na menopausa, além da secura, é possível que ocorra dor para urinar;

Depressão: a queda das taxas dos hormônios, pode influenciar na liberação de neurotransmissores que são fundamentais para o equilíbrio do sistema nervoso central. Neste contexto, sintomas psíquicos acabam surgindo, como a depressão, irritabilidade e melancolia;

  • Ausência de menstruação;
  • Cabelo mais fino e quebradiço;
  • Sudorese noturna;
  • Diminuição da libido, mesmo com uso de estimulante;
  • Perda da massa óssea;

Ondas de calor: episódios de calor no rosto que ocorrem de forma repentina, podendo afetar também o pescoço. Aponta-se que quanto maior a intensidade dos fogachos, mais propensa a mulher está a sentir outros indícios, como fadiga e vertigens.

Como pode ser notado, é um período em que o organismo fica mais vulnerável, não apenas a depressão e osteoporose, como também a problemas cardiovasculares. Dessa forma, deve-se considerar que é comum que algumas mulheres recorram não apenas a um ginecologista, mas também a outros profissionais capacitados para obter o suporte adequado.

Qual é a diferença entre menopausa e climatério?

Alguns indivíduos podem usar erroneamente o termo menopausa para se referir ao climatério. No entanto, é interessante citar que são períodos distintos, já que o climatério antecede a menopausa, representando a transição da fase de reprodução para a não reprodutiva. É o tempo no qual, de forma sutil e progressiva, os hormônios progesterona e estrogênio têm sua produção encerrada.

Aponta-se que o início da menopausa é posteriormente a um ano do último fluxo menstrual, já que nesse período, a mulher ainda pode menstruar, mesmo que seja mais incomum. No climatério, o principal sintoma é a mudança no fluxo menstrual, que pode apresentar alteração na intensidade ou na duração.

Tratamento para menopausa

Conforme citado, a menopausa se refere a um período natural na vida das mulheres. No entanto, levando em consideração que pode apresentar sintomas muito desconfortáveis e o organismo pode ficar mais vulnerável, recorrer a algum tipo de tratamento pode ser uma alternativa viável.

menopausa sintomas
Trate os sintomas da menopausa!

Um dos métodos mais empregados é a reposição hormonal, que visa amenizar os principais sinais da menopausa. Normalmente são usados comprimidos diariamente, porém, existem outras opções, como géis ou adesivos que visam repor o estrogênio. Tudo dependerá do seu quadro e do que o médico julgar necessário como intervenção médica para amenizar os seus sinais, que dessa forma, muda conforme cada paciente.

Max Amora para menopausa

O Max Amora é um produto que vem revolucionando o mercado. Através dele, mulheres estão conseguindo aliviar o calorão, melhorar o sono, diminuir a irritação e ainda melhorar a vida sexual. Trata-se de um produto 100% natural e sem efeitos colaterais.

menopausa

Tomando duas cápsulas por dia, com 30 minutos de antecedência às refeições, é possível ter um ótimo resultado e combater de forma efetiva os sintomas da menopausa.

 

menopausa

2 Comments

  1. E quem tem lúpus que não pode tomar remédio, como fica? Segundo o meu Reumatologista eu não posso fazer reposição hormonal, será que posso tomar esse Max Amora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.