Vista escura – por que ocorre?


A vista escura é um problema que pode deixar muita gente nervosa. Afinal, ao se levantar e não enxergar nada, pode bater o desespero. Isso porque existem vários problemas oculares que podem afetar pessoas de qualquer idade, sendo ressaltadas por fatores como uso de celular, computador e outros.

Por isso, ao se deparar com uma vista escura, é fundamental ir em busca de ajuda e tentar entender porque isso aconteceu. Pode não ser nada, mas é sempre bom ter certeza. A seguir, entenda porque ocorre a vista escura e veja outros problemas que atingem a visão e que podem significar algo maior.

Vista escura ou visão turva

O termo visão turva pode ser usado para se referir a qualquer tipo de diminuição da acuidade visual. Pode ser considerada uma visão turva a falta de nitidez para enxergar alguns detalhes, assim como o ato de enxergar mal ou, em alguns casos, também a perda de visão, ou seja, vista escura.

A visão turva também é descrita como uma visão embaçada, desfocada, distorcida ou tremula. A sua perda de visão também pode ser uma visão turva e por isso é importante entender as causas para isso acontecer.

Causas da vista escura

A vista escura pode ser causada por vários motivos. Na maioria dos casos, está relacionada com algum problema ocular como miopia e outros, mas também pode ter relação com outros problemas como AVC e enxaqueca.


A miopia, como mencionamos, pode ser uma das causas da visão turva. Ela é causada por um erro refreativo em que o foco das imagens no olho é feita incorretamente, tornando a imagem de objetos que estão mais longe, turvas. A hipermetropia também causa imagem turva, em que o paciente não consegue enxergar bem de longe nem de perto.

A catarata é um dos piores problemas ocular e, no início, causa imagem turva e com o tempo pode surgir a perda total da visão, se não for operada.

Quando buscar ajuda médica

A visão escurecida pode acontecer uma vez ou outra e pode vir acompanhada de enxaqueca, por isso é muito importante saber quando se deve buscar ajuda médica. O mais indicado, é claro, é que você procure o médico logo que acontecer a vista escura pela primeira vez. No entanto, se já aconteceu e você não o procurou, deve ficar atento a outros detalhes e sintomas.

Se sofrer também com vermelhidão nos olhos, dor nos olhos, sensibilidade à luz, fotofobia, ardor e irritação ou outros sintomas nos olhos, procure seu médico imediatamente para que seja possível tratar o quadro da melhor forma possível.

Como tratar a vista escura

O tratamento para a vista escura ou turva irá depender exclusivamente do problema que afeta cada pessoa. Por isso é além de fundamental buscar ajuda médica, relatar todos os seus sintomas e tudo o que for necessário. Pode ser indicado usar óculos ou fazer uma cirurgia, mas vai depender bastante. Converse com o seu médico imediatamente para as chances de cura serem maiores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *