Cãibras: como evitá-las? Por que ocorrem?


É super comum  ter cãibra quando fazemos exercícios ou quando ficamos muito tempo em uma mesma posição. Leia aqui como evitar as doloridas cãibras!

As cãibras musculares são extremamente comuns. Estima-se que até 95% das pessoas irá experimentar uma câimbra em algum momento da sua vida. As cãibras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando cada vez mais frequentes conforme o indivíduo envelhece.

câimbra

Isso porque o corpo perde a capacidade de reter água, o que impede a hidratação celular e o envelhecimento do corpo é uma realidade que até podemos retardar, mas não conseguiremos impedir.  Por isso, leia esse artigo com atenção e saiba as nossas dicas para evitar a dor das cãibras!

O que é Cãibra?

Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de cãibra. As câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.

Portanto, ela é uma contração muscular súbita, dolorosa e não reversível espontaneamente. Quando o seu pé sofre uma cãibra e se contrai todo, não adianta simplesmente tentar relaxá-lo com a “força da mente”, é preciso ir lá com as mãos e reverter a contração à força.

cãibras

Fique atento às cãibras!! Elas podem estar relacionadas com outro problemas!

  • Estreitamento das artérias
  • Compressão do nervo
  • Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio
  • Uso de medicamentos diuréticos
  • Diabetes
  • Doenças neurológicas
  • Doenças do fígado
  • Distúrbios da tireóide
  • Alcoolismo

COMO EVITAR AS CÃIBRAS?

Para não ter problemas com as cãibra, é importante realizar uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.


Nos pacientes com cãibras noturnas nas pernas, recomenda-se um programa de alongamento de 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. Algumas pessoas precisam de sapatos especiais que evitam contrações involuntárias e cãibras nos pés.

câimbras - alongamentos

 

A melhor forma de evitar as cãibras, é cuidar da hidratação do corpo e fazer alongamentos frequentes. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.

Quem tem cãibras frequentes deve evitar excesso de álcool e cafeína, pois ambas são substâncias diuréticas, que favorecem a desidratação. Existem alguns medicamentos, como vitamina E, complexo B, verapamil, diltiazem, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.

Água tônica possui pequenas quantidades de quinina uma substância que também parece prevenir cãibras. Existem relatos de melhora das cãibras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite, mas o mais importante: não esqueça da hidratação com água mineral!

hidratação - contra câimbras

Conclusão

Pessoas sedentárias costumam ter mais cãibras, por isso, manter-se ativo é uma boa solução para evitar essas dores. Outra opção para os pacientes sedentários com cãibras noturnas é praticar bicicleta ergométrica (leia sobre ela e saiba onde comprar mais barato clicando aqui) por alguns minutos antes de dormir.

Muita gente diz que comer banana evita as doloridas câimbras, mas isso não é comprovado cientificamente. O que se sabe é que as bananas tem uma boa quantidade de potássio.  Apesar disso,  o melhor método para prevenir câimbras são os alogamentos  e uma dieta balanceada.

Por isso não deixe de ter uma dieta balanceada e não abra mão dos exercícios físicos! Cuide-se!

Ah, sim, se suas cãibras são nas caminhas, sugiro ler sobre o melhor tênis para caminhada que ja falamos em outro artigo.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão pra gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *