Pedra nos rins: tem cura?


Entenda por que ocorre pedra nos rins, como age e como tratar. Saiba agora!

Quem tem ou já teve pedra nos rins sabe o quanto é doloroso, dizem que é a pior dor que um ser humano pode ter, se comparada a dor de um parto. Porém esse é um problema sério que precisa de cuidados, pois a pedra no rim pode fazer com que o órgão pare de funcionar, dependendo do tamanho que a mesma seja. Veja no artigo se pedra nos rins tem cura.

pedra nos rins

Pedra nos rins: tem cura? (Foto: Divulgação)

O que é pedra nos rins?

Os rins são órgãos importantes para o corpo humano, pois são eles que filtram o sangue, que produzem hormônios, produzem a urina, absolvem os minerais que o corpo precisa e mantém o equilíbrio entre a alcalinidade e acidez no sangue. O cálculo renal ou pedra nos rins é uma doença que pode afetar homens e mulheres, a sua maior incidência ocorre em pessoas que não tem o hábito de ingerir líquido na quantidade que o organismo precisa para se manter saudável. Porém, não é apenas da falta de ingestão de líquido que elas se formam, mas também por fatores genéticos e por conta da alimentação.

A maioria das pessoas que apresentam pedras nos rins expelem ser precisar fazer cirurgia, uma vez que o organismo trata de expelir de forma natural, muito dolorosa, mas sem grandes consequências.


pedra nos rins

Pedra nos rins: tem cura? (Foto: Divulgação)

Do que são formadas as pedras nos rins?

As pedras nos rins são formadas de minerais e de ácidos, elas se formam quando a urina se torna muito densa e ocorre a aglomeração de minerais e cristais formando os cálculos. Eles são muito dolorosos, porém não causam danos permanentes ao organismo, uma vez expelidos ou retirados os rins voltam a funcionar normalmente. Geralmente as pedras nos rins são formadas quando existe na urina uma quantidade maior que a normal de oxalato de cálcio ou ácido úrico. Essas substâncias se transformam em cristais e depois em cálculo, popularmente conhecido, como pedra nos rins.

pedra nos rins

 (Foto: Divulgação)

Tratamento para pedra nos rins

O tratamento para pedra nos rins deve ser recomendado pelo médico, pois vai depender do tamanho que o cálculo se encontra. Quando são maiores do que 6mm necessitam de intervenção cirúrgica para serem retiradas. Caso contrário elas são expelidas normalmente pelo canal da uretra. Porém tem alguns hábitos que você pode mudar para eliminar de vez os cálculos renais da sua vida, veja quais são eles:

– Beber 2 litros de água por dia, não de uma vez só, mas fracionada, várias vezes ao dia, para manter os rins funcionando da maneira correta e eliminar as substâncias causadoras de cálculos;

– Cuidar da alimentação, uma vez diagnosticada a pedra e do que ela é feita, deve-se evitar consumir alimentos ricos nessas substâncias;

– Praticar atividades físicas, pois o suor também é uma forma de eliminar substâncias indesejadas no organismo e faz com que o mesmo trabalhe de forma adequada;

– Procure um médico para que o mesmo possa indicar o melhor tratamento para pedra nos rins e você poderá ter melhor qualidade de vida, apenas trocando alguns hábitos na sua rotina diária.

Pra quem quer emagrecer sugiro ler o artigo sobre o super slim que é bem legal.

Espero que a matéria tenha ajudado a tirar suas dúvidas.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *