Beber agua demais faz mal?


Afinal, será que  é mito ou verdade que beber agua demais faz mal?

O consumo de água é extremamente recomendado para todas as pessoas, pois é com a água que nos mantemos saudável. Sempre vemos todos dizendo para tomarmos cerca de 2 litros de água por dia para ter uma pele mais bonita, um cabelo saudável e para manter nosso corpo em perfeito equilíbrio. Acontece que muito se fala dos benefícios de tomar essa quantidade de água diariamente, mas pouco é falado sobre os efeitos que podem surgir no corpo se consumirmos água em excesso.

Assim como tudo, a água em quantidades excessivas também pode prejudicar a nossa saúde. A seguir, saiba mais sobre o assunto e descubra quanto de água você deve ingerir diariamente.

beber agua demais faz malPor que sentimos sede?

Diversas pesquisas mostram que o mais ideal é consumirmos água quando o nosso corpo sentir sede, que devemos ouvir a sua necessidade. Entretanto, em alguns casos, quando o nosso corpo manifesta a sede, a situação pode estar um pouco mais crítica. A sede surge como uma resposta do nosso organismo ao consumo em excesso de sal ou açúcar, pois eles se transformam em sódio e em glicose na nossa corrente sanguínea. É preciso que nosso corpo tenha um equilíbrio entre essas quantidades e a quantidade de água, por isso quando consumimos em excesso, ocorre o desequilíbrio e nosso corpo se manifesta.

Um bom exemplo disso é quando comemos algo muito doce e precisamos tomar água logo em seguida. Sendo assim, nós devemos consumir água diariamente para equilibrar os líquidos e o sódio em nosso corpo, portanto a quantidade de água que você vai consumir depende do que você consome diariamente e dos outros líquidos que ingere através dos alimentos.


beber agua demais faz malÁgua demais pode fazer mal?

Sim, a água quando consumida em excesso pode fazer mal. Consumir em média 3 a 4 litros por dia já pode ser considerado um excesso, principalmente se você não pratica atividades físicas. Consumir água em excesso pode acabar causando hiponatremia, que nada mais é do que a queda do nível do sódio no sangue, podendo causar sintomas como confusão e convulsões.

É claro que, de acordo com a sua rotina, você irá adequar o consumo de água. Caso você não consuma muitos alimentos ricos em água e nem pratique atividades físicas, poderá consumir um pouco mais de água. Novamente, você deve respeitar o seu corpo e se estiver com dificuldades, buscar ajuda profissional.

beber agua demais faz malQuantidade ideal de água

Ainda que o consumo excessivo de água seja prejudicial, especialistas afirmam que todas as pessoas devem ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia. Muitas pessoas afirmam que não sentem sede, mas mesmo assim essa quantia deve ser consumida para que nosso corpo mantenha o equilíbrio. É tudo questão de hábito, por isso você deve inserir a água cada vez mais em sua rotina.

O nosso corpo em si produz cerca de 7 litros de água por dia, enquanto o nosso intestino absorve 9 litros, por isso há um déficit de 2 litros que devem ser consumidos por nós, ao longo do dia.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *