Saude

Pé inchado – por que ocorre?




Pé inchado é mais comum do que se imagina, entenda por que isso acontece e o que fazer.

O inchaço nos pés é algo que pode ocorrer e possui seus motivos, mais de um, inclusive. Dependendo da idade, a causa pode mudar e é muito importante consultar o médico para saber exatamente o que está causando o problema.

Se você está curioso para saber todas as possíveis causas do inchaço nos pés, continue sua leitura. Além de trazer as causas, falaremos também sobre os principais tratamentos recomendados em cada caso. Confira!

pé inchadoPrincipais causas do inchaço nos pés (pé inchado)

O inchaço nos pés é causado quando há um acúmulo de líquidos nos tecidos abaixo da pele. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser causado por centena de motivos e é essa causa que deve ser descoberta para iniciar o tratamento.

Geralmente, esse acúmulo de líquidos pode ser causado quando ficamos muito tempo em pé ou sentado, podendo ser causado também pelo excesso de peso, pelo período menstrual e pela idade avançada. O acúmulo de líquido que causa o inchaço também é bastante comum durante a gravidez, pois a mulher sofre com bastante retenção de líquido nessa fase, assim como durante a menstruação. Entretanto, esse inchaço acompanhado de outros sintomas pode ser sinal de pré-eclampsia.

Por mais que os pés inchados muitas vezes não signifiquem nada muito perigoso, eles podem também ser um sinal de uma doença grave em determinados casos, por isso é preciso consultar-se com o médico e descobrir a causa.

Pés inchados e doenças

Em alguns casos, quando o inchaço vem acompanhado de outros sintomas, pode ser sinal de algo mais grave. Por exemplo, se junto com o inchaço, você nota uma diminuição do volume de urina, pode ser que esteja com algum problema renal. Se o inchaço vem acompanhado de palpitações e falta de ar, pode ser sinal de insuficiência cardíaca.

O inchaço ainda pode estar acompanhado de varizes e a pele das pernas pode acabar ficando mais escura, revelando um problema conhecido como insuficiência venosa crônica. A trombose venosa profunda também é um problema grave que possui o inchaço nos pés como sintoma, além de vermelhidão no local. É sempre fundamental consultar o médico caso lide com esse sintoma.

pé inchadoOutras causas dos pés inchados

O inchaço nos pés também pode ser causado por alergias; nesse caso você deve ir ao médico para descobrir o que está causando a alergia. Outras causas que podem gerar inchaço nos pés: uso de medicamentos anti-inflamatórios, ciclo menstrual, linfedema, cirrose hepática e hipoproteinemia.

Na menstruação, por exemplo, não tem muito o que fazer. Assim que o ciclo menstrual se encerra, o inchaço tende a ir embora. O que pode ser feito é beber bastante líquido e algumas bebidas que favoreçam a diminuição da retenção de líquido. Em todos os casos, sempre converse com um profissional e escute suas recomendações.

Em pessoas de mais idade, os pés inchados podem ser sinal de algo mais grave, por isso é importante buscar ajuda profissional. Quanto antes iniciar o tratamento, melhores poderão ser os resultados. O tratamento varia bastante de acordo com a causa.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.