Pilates: Veja os benefícios para a saúde


Veja o que o Pilates pode fazer maravilhas pelo seu corpo, conheça tudo sobre ele!

Uma atividade que vem ganhando popularidade no Brasil graças aos seus benefícios é o pilates. Muita gente não curte atividades muito exaustivas como o crossfit ou o fit dance e sempre procura outro tipo de exercício para melhorar o corpo, encontrando no pilates essa transformação. Trata-se um método que trabalha o alongamento e respiração, e tem sido muito indicado para pessoas com problemas nos ossos da coluna vertebral, pessoas que buscam mais equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento dos músculos

.pilates

Continue lendo para saber tudo sobre a atividade, indicações e benefícios.

Origem do pilates

A técnica foi desenvolvida na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates, porém o seu trabalho só começou a ter repercussão a partir de 1940. A atividade surgiu da própria necessidade do seu criador, que quando criança sofria de asma e raquitismo, e os médicos chegaram a acreditar que ele teria de usar cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Sozinho, Pilates começou a estudar anatomia e fisiologia humana e inspirado pela yoga e pelas artes marciais desenvolveu seus próprios métodos. Com o tempo sua técnica se popularizou, ganhando muitos adeptos pelo mundo.

Benefícios do pilates

Os benefícios do pilates são incontáveis e muitas pessoas relatam mudanças significativas no corpo logo após os primeiros meses da prática. A seguir listamos alguns benefícios da prática. Acompanhe!

Relaxamento e concentração

O pilates pode ser um aliado quando o assunto é estresse. Os exercícios exigem respiração controlada e concentração, o que faz com as seus praticantes lidem melhor em situações de pressão.

Melhora a respiração

Como dissemos anteriormente, durante a prática dos exercícios você precisa ter a respiração coordenada e controlada. Com o pilates a sua estrutura respiratória fica fortalecida e você passa respirar melhor. Isso também combate o estresse e a ansiedade.

respiracao pilates


Correção da postura

Como se trata de um exercício de alongamento constante, o pilates ajuda na correção da postura. Isso porque os músculos da região são fortalecidos e consequentemente ajuda a alinhar a coluna. Pessoas que praticam o pilates geralmente são elegantes e sentam-se sem curvar o corpo.

Fortalece os músculos

Os exercícios realizados nas aulas de pilates exigem muito dos músculos do corpo de uma maneira global. Isso impacta todo o corpo, levando ao fortalecimento do abdome, pernas e braços. Além disso, ele trabalha também as articulações.

Maior flexibilidade

Com o pilates, algumas ações simples do cotiano tornam-se mais simples, como por exemplo amarrar os sapatos ou pegar algo do chão. Isso acontece porque a atividade garante mais flexibilidade, com o trabalho de alongamento.

Mais equilíbrio e coordenação motora

O equilíbrio também é favorecido com a prática do pilates. Isso acontece porque durante as aulas, os movimentos exigem isso do nosso corpo.

Pilates emagrece?

Um dos maiores equívocos das pessoas em relação ao pilates é quanto ao emagrecimento. Portanto, é preciso ficar claro que não se trata de uma atividade indicada para a perda de peso. Porém ele pode ser combinado com uma série de exercícios aeróbicos afim de obter um corpo mais definido.

É sempre bom lembrar que a perda de peso só acontece com a prática regular de exercícios e mudanças na alimentação.

Pilates na gravidez

Pilates para gestantes

Ele é um dos exercícios mais indicados para as gestantes, isso porque trata-se de uma atividade de baixo impacto e fortalece os músculos abdominais e do assoalho pélvico, regiões que são acometidas por flacidez durante a gravidez. No caso das mulheres grávidas os exercícios com a bola são os mais comuns.

Porém, no caso das gestantes o ideal é que o médico responsável pelo pré-natal esteja de acordo com a prática dos exercícios, para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Conclusão

Gostaram das dicas pessoal? Esperamos que sim, nosso recado final é que sempre procure um médico antes de se dedicar a qualquer tipo de exercício ok? Pra quem quer perder peso comendo gostoso, sugiro ler sobre as receitas low carb que são incríveis.

Agora que você já sabe tudo sobre o pilates, que tal começar a praticar? Se você já pratica, conta pra gente nos comentários como é a sua experiência!