Treino de pernas – dicas para fazer direito


Muita gente malha os braços e peitoral e esquece do treino de pernas, confira nossas dicas para fazer da melhor forma

Quem malha com frequência em seu treino fitness, e tem sucesso, sabe que todos os tipos de exercícios tem seu devido valor no conjunto. O treino de pernas por exemplo é muito importante porque é nessa região que fica o maior osso e músculo do nosso corpo, e por isso precisam ser fortalecidos para atividades do dia a dia e para a prática de esportes.

No entanto, muitas pessoas não sabem como treinar as pernas de forma correta, ou até deixam de fazer, dando prioridade somente aos músculos dos braços, cometendo vários erros ou dando origem ao corpo popularmente conhecido como “sorvetão” nas academias:

treino de pernas

Se você não quer acabar como eles, veja aqui dicas sobre a importância e como fazer direito o treino de pernas.

Dicas para treino de pernas

O treino de pernas é essencial para a formação de músculos na região, além de melhorar o lado estético. O treino de perna é um dos conteúdos virtuais mais buscados atualmente. A maioria dos que praticam atividades físicas deseja ganhar músculos nessa área.  Para que o treino de perna gere resultados satisfatórios é necessário mais que algumas atividades físicas, realizados em uma específica série, sem dar importância a todo contexto.

Observe algumas dicas que farão toda a diferença para seu treino!   

Faça Aquecimento

Fazer aquecimento antes de começar os exercícios vai deixar o corpo pronto para os movimentos a seguir, possibilitando que você faça um treino de pernas mais pesado. Pesquisas mostram que o aquecimento prévio ajuda no desempenho e na segurança.

treino de pernas

Começar o treino de pernas sem antes passar pelo aquecimento aumenta e muito as chances de lesões, além do rendimento baixo.

Para se aquecer apropriadamente para o treino de pernas, realize um exercício aeróbico por dez minutos, que pode ser uma caminhada ou bicicleta.    

Peso

Essa dica é fundamental. Quando o peso é cansativo o mais indicado é a utilização de cinturão, e para a segurança ser maior também faixa no joelho.  


Seja disciplinado

Para que seu treino tenha excelentes resultados é preciso reservar um dia específico para o treino. O objetivo é oferecer toda atenção para as pernas.

O treino é puxado e exaustivo, e se ao final do treino você não estiver com as pernas pesadas e trêmulas, então os exercícios não foram realizados de modo correto.

Respeite os intervalos

Para alcançar pernas musculosas e torneadas é preciso respeitar os intervalos necessários, que entre um exercício e outro é de dois a três minutos.

Da mesma forma, é preciso respeitar o tempo de descanso entre as atividades físicas. Quando o seu alvo é apenas malhar, você tem uma grande chance de entrar numa condição chamada overtraining.

Melhores exercícios para treinar pernas

treino de pernas

Não é qualquer exercício que vai ajudar a tornear as pernas. Para ter pernas perfeitas é preciso praticar exercícios característicos. Por isso, confira alguns dos exercícios ideais para treino de pernas.

Agachamento

O exercício agachamento tem uma grande capacidade de desenvolver massa muscular na região das pernas. O exercício é ainda mais eficaz quando associado com peso.

Leg Press

As atividades realizadas nesse equipamento dão grandes resultados nas pernas. Porém, é preciso fazer um grande número de repetições com pouco tempo de descanso entre uma série e outra.

Além dessas atividades podemos citar também a Stiff, extensora com isometria, flexora e bike.

Evite erros no treino de pernas

É muito comum ver pessoas errando durante o treino de pernas. Veja algumas dicas do que deve ser evitado durante o treinamento de pernas:

  • Evite tirar os pés da base do equipamento leg press;
  • Não permita que o joelho gire para dentro, esse ato pode causar graves lesões nos joelhos;
  • Não se esqueça de malhar a parte posterior da coxa, ou seja, os isquiotibiais. Isso pode prejudicar completamente o seu treino de pernas, além de prejudicar os joelhos.

Todas essas dicas ajudarão para que o treino de pernas seja feito de modo correto.   

Importante

Sempre procure um personal trainer qualificado antes de montar seu treino de pernas ou da academia em geral. Nossas dicas não substituem de nenhuma forma o aconselhamento profissional nem tem isso como objetivo. As informações aqui apresentadas são apenas a título de pesquisa e são de domínio público na internet. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Referências: Treino MestreDicas de Musculação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *