Saude

O que fazer para melhorar dor no nervo ciático

A dor é um dos sintomas de doenças mais incômodos que existem, a dor sempre aparece quando há algo errado, é como a febre ou coriza, mas diferente desses dois a dor incomoda muito.

Se você está com dor no nervo ciático é melhor ficar atento e prestar atenção nas dicas que vamos dar aqui, podemos te ajudar a melhorar esse problema, mas para isso é preciso acompanhar o artigo.

Para começar você precisa entender o que é dor no nervo ciático, não dá para fazer alguma coisa sem saber o que esta acontecendo. A dor no nervo ciático aparece por causa de uma inflamação ou dano nesse nervo, a inflamação pode ocorrer no nervo ciático do lado esquerdo ou direito. O paciente vai sentir dor na parte inferior da coluna e na maioria das vezes na parte de trás da coxa e do quadril e a dor vai irradiar até a sola do pé.

dor no nervo ciático

O que acontece para ocorrer essa inflamação é que os anéis do disco se rompem por causa do aumento de pressão na coluna e com isso a inflamação vem e a dor aparece. As causas mais comuns para que esse problema ocorra são:

 

  • Lesões;
  • Tumores;
  • Fraturas e traumas;
  • Estenose da coluna lombar;
  • Anomalias congênitas;
  • Hérnia de disco;
  • Síndrome do músculo piriforme;

 

Isso mostra que muitos problemas podem causar dor no nervo ciático por isso assim que você começar a sentir dor na coluna, quadril, coxa e incomodo que vai até o pé é importante procurar um médico. O seu problema pode ser simples, mas também pode ser algo mais sério como tumores, por isso fique atento.

 

Se você começou a sentir dor e ela não passar ou não for embora depois de um dia ou dois a melhor coisa a fazer é procurar um clínico geral, esse médico vai fazer os primeiros exames e te encaminhar para o médico certo. O que você precisa saber é que quanto mais rápido procurar um médico, mais rápido começa o tratamento e a dor vai embora, você não precisa conviver com a dor ou começar a fazer um tratamento caseiro.

 

Esse não é o momento certo para dar ouvidos a sua vó, tia ou vizinha que tem sempre um chá ou receita que vai curar a dor. Se a dor apareceu e está incomodando o melhor a fazer é procurar um médico. Aqui nós vamos mostrar algumas coisas que você pode fazer para melhorar a dor no nervo, mas esses métodos são apenas até você procurar um profissional de saúde. É só ele que pode passar remédios ou qualquer outro tratamento que vai ajudar a curar o seu problema.

 

Assim que procurar um médico já precisa estar preparado para fazer alguns exames, só assim você terá o diagnóstico certo e preciso. O profissional irá avaliar os sintomas e fazer exames como ressonância magnética, radiografia e eletromiografia, em alguns casos o médico pode pedir mais ou menos exames, tudo vai depender do seu caso e do grau de dor que esta sentindo.

 

O que fazer para melhorar

 

Vamos começar falando o que você pode fazer para evitar que sinta mais dor, dessa forma você também já vai ajudar a melhorar o problema. Flexionar o joelho sempre que for pegar algo do chão deve ser algo rotineiro para todas as pessoas, você não pode se abaixar de qualquer maneira para pegar alguma coisa do chão, se não faz assim comece a fazer dessa forma agora mesmo.

 

Se você já está com a dor é mais importante ainda que abaixe da maneira correta. Também é preciso realizar movimentos leves com a coluna vertebral, os movimentos exagerados e muito bruscos podem favorecer o pinçamento de nervos e você não quer isso. Nesse momento também é importante começar a usar sapatos mais confortáveis e de salto baixo, muitas vezes até sem salto. Isso tudo vai ajudar a minimizar os danos e ter um tratamento bem mais tranquilo.

 

É importante também começar a manter uma postura mais correta em todo o momento, não importa se está em pé, sentado ou deitado, ter uma boa postura vai ajudar muito no tratamento da dor no nervo ciático. Comece também a praticar exercício físico, converse com seu médico para saber que tipo de exercício você pode fazer, geralmente exercícios mais leves como o pilates são ótimos para ajudar a manter uma boa postura, fortalecer a musculatura e ajudar em áreas como equilíbrio e flexibilidade.

 

Mas lembramos que é necessário ter um acompanhamento médico nesses casos ou a autorização dele para a prática do exercício físico. Em alguns casos o problema é mais grave e o exercício físico pode piorar, por isso não deixe de conversar com seu médico. Tomando essas medidas a dor vai melhorar bastante e você vai ajudar no tratamento.

Você também pode fazer coisas bem simples para melhorar a dor no nervo até procurar seu médico. Aprenda medidas simples que vão ajudar a aliviar a dor e trazer um pouco mais de conforto nesse momento.

 

A compressa fria pode ajudar bastante, mas a nossa dica é fazer uma compressa fria e logo em seguida uma quente, isso vai ajudar a tratar o nervo. Você não pode tentar fazer nenhum alongamento ou movimento brusco tentando melhorar a dor, isso só vai piorar, por isso faça a compressa e tente ficar em repouso. Fazer uma massagem pode melhorar algumas dores de coluna, principalmente se for muscular, mas nesse caso não vai ajudar.

 

Uma dica interessante e que pode ajudar bastante no alívio da dor é o exercício da respiração, muitas pessoas não sabem, mas a respiração correta ajuda a coluna a se mover com facilidade e de forma livre, isso vai ajudar na postura. É interessante prestar um pouco de atenção na sua respiração sempre, se você começar a fazer esse exercício todos os dias vai perceber o quando a postura vai melhorar.

 

Manter uma boa postura durante esse tempo também é essencial para que a dor melhore e diminua, é claro que o tratamento também vai ajudar muito e em alguns casos será necessário a ajuda de um fisioterapeuta. Por isso não deixe de manter uma boa postura e não deixe de conversar com seu médico para saber quais medidas você pode tomar para ajudar no alívio da dor.

 

Devemos lembrar que todo caso é um caso e nem sempre o que funcionou com um conhecido vai funcionar com você. Por isso faça apenas o que mostramos e ensinamos aqui, você vai ajudar a melhorar a dor no nervo ciático e se tiver alguma dúvida sobre outra técnica é melhor conversar com médico e ter certeza que o que você ouviu vai ajudar a melhorar o seu problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *