Sintomas de diabete tipo 1: quais são eles?


Conheça os Sintomas de diabete tipo 1 mais comuns e por que ela ocorre, saiba tudo aqui!

O diabetes é um problema bastante comum em todo o mundo e existem dois tipos. O diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente para o corpo. Isso ocorre por causa de um defeito em nosso sistema imunológico que, em um ato de defesa, matam as células que produzem o hormônio.

O próprio corpo ataca as células que produzem a insulina, por não as reconhecerem mais. Quem sofre de diabetes tipo 1 precisa injetar, diariamente, a insulina no corpo para manter níveis normais de glicose e para evitar problemas.

Pacientes sem ingerir a insulina correm risco de vida. A seguir, descubra mais sobre o diabetes tipo 1 e todos os seus sintomas.

Sintomas de diabete tipo 1Veja as causas da diabete tipo 1

Como já mencionamos anteriormente, a causa da diabetes tipo 1 é quando o sistema imunológico destrói as células que são responsáveis pela fabricação de insulina, impedindo que o pâncreas funcione corretamente. Isso acontece por um defeito do sistema imunológico que passa a não reconhecer mais essas células como do próprio corpo.

O diabetes tipo 1 pode surgir devido a uma herança genética combinada com fatores externos, como muitas infecções virais.

Sintomas de diabete tipo 1Conheça os sintomas da diabete tipo 1

É importante estar ciente de quais são os sintomas da doença, para assim você poder identifica-la o quanto antes e iniciar o tratamento. O corpo não estará recebendo a quantidade de insulina que precisa diariamente e com certeza começará a dar alguns sinais de que algo está errado.


Entre os sintomas de diabetes tipo 1, podemos destacar: sede constante, vontade de urinar mais vezes ao dia, nervosismo, perda de peso, fraqueza, mudanças de humor, vômitos, náuseas, fome frequente, entre outros. Um dos grandes sinais pode ser a pessoa perder peso, mesmo com o aumento do apetite. Os sintomas surgem rapidamente e por isso, quanto antes você procurar ajuda médica, melhor. Se não identificar cedo, pode surgir um quadro de cetoacidose diabética que pode levar até mesmo ao coma.

Sintomas de diabete tipo 1Como tratar o diabetes tipo 1

Para tratar o diabetes tipo 1 é necessário ter uma vida saudável e efetuar o controle de glicemia diariamente. Por exemplo, a pessoa com diabetes tipo 1 precisa praticar exercícios com frequência, pois eles ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e manter tudo em equilíbrio. É indicado realizar exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana.

Também é necessário controlar a dieta, evitando os carboidratos simples que são ricos em açúcar. É indicado ter acompanhamento de um nutricionista. Além disso, é necessário tomar insulina todos os dias, sempre fazendo um autoexame para verificar a glicose. É necessário ter alguns equipamentos em casa que vão ajudar nesse autoexame e também na aplicação de insulina. O cronograma de testes deve ser definido pelo seu médico, assim como todos os cuidados. Ainda é preciso cortar o consumo de cigarro, evitar o estresse e tentar levar uma vida o mais saudável e equilibrada possível, sem se esquecer de tomar insulina nunca.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *