Cheiro ruim no umbigo – como cuidar?


O cheiro ruim no umbigo ocorre por vários fatores, como a má higienização do local, pois às vezes esquecemos que o umbigo deve ser lavado no banho com água e sabonete e após o banho deve ser seco para que não haja proliferação de bactérias e infecções por fungos ou bactérias.

Outro fator que pode causar cheiro ruim são as infecções. Nesse artigo você vai aprender mais sobre o que pode estar causando um cheiro desagradável em seu umbigo, como se livrar desse mau cheiro e garantir que ele não volte.

Mau cheiro no umbigo devo me preocupar?

Na maioria das vezes o, mau cheiro está ligado a uma higienização incorreta do local. No caso do umbigo, por exemplo, por não possuir nenhuma função especifica em nosso corpo acaba esquecido. É claro que enquanto feto o umbigo é de suma importância para o bebê já que é por ele que o feto é alimentado, mas após o nascimento e com o corpo formado o umbigo passa a ser esquecido.

O cheiro ruim em qualquer parte do corpo é um sinal de aviso que algo pode estar errado e com o umbigo não é diferente principalmente se o mau cheiro vier acompanhado por dor.

Como higienizar meu umbigo?

O umbigo está, na maior parte do tempo, coberto por roupas tornando-se um lugar escuro e de pouca circulação de ar. Esses fatores ligados a umidade tornam o umbigo um lugar perfeito para bactérias e fungos, como por exemplo, o fungo da candidíase, Candida Albicans.


A melhor forma para evitar que isso ocorra é limpar o umbigo diariamente no banho com água e sabonete e seca-lo em seguida. Mas não esqueça que o umbigo é uma parte sensível do corpo e pode ser facilmente machucado se não for cuidadoso ao manipula-lo.

Você pode utilizar um cotonete molhado no álcool para garantir uma melhor higiene da região, porém não é recomendado limpar o umbigo diariamente com álcool deixe a limpeza mais ‘pesada’ para uma vez na semana.

Piercing no umbigo pode ser o culpado pelo mau cheiro?

Várias mulheres se renderam a moda do piercing no umbigo, mas será que ele é o vilão quando o assunto é cheiro desagradável no umbigo?

O piercing só vai causar cheiro ruim se infeccionar. Então se você usa piercing deve ter cuidados de higiene redobrados com o seu umbigo principalmente se colocou o piercing recentemente e ainda não cicatrizou. Uma dica importantíssima é sempre ir a um estúdio de confiança para colocar piercings e brincos.

Se o mau cheiro no umbigo estiver acompanhado de secreção o que fazer?

Se além do cheiro desagradável no umbigo você notar que tem alguma espécie de secreção deve procurar um clinico geral de confiança para investigar o acontecido.

Pode ser uma inflamação de pelos na região, conhecida como foliculite, o que pode resultar em mau odor e até mesmo dor no local de inflamação, porém somente um médico para diagnosticar com precisão o caso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *