Purificar a água com plantas: será possível?


Um dos elementos mais importantes para a vida humana é a água. Este recurso essencial, no entanto, não está perfeitamente distribuído e, em alguns locais, a escassez de água é uma realidade. Será possível purificar a água com plantas? Venha descobrir.

O aparecimento do Covid-19 e a sua rápida disseminação fez com que as atenções se focassem nesta pandemia, nos seus efeitos devastadores e no potencial nocivo que terá para as economias. Ainda assim, originando um tempo de reclusão e fazendo-se permear por narrativas ambientais ao redor do globo, a pandemia serviu também para que outros problemas da humanidade fossem pensados, incluindo a proliferação de outro tipo de doenças e as suas causas.
A escassez de água em alguns países e a forma como as águas contaminadas ou salobras podem gerar problemas de saúde em alguns países mais desfavorecidos é um problema severo, que cria problemas de saúde pública em muitos países, com especial foco nos países de terceiro mundo.
A redução na quantidade de água potável é uma preocupação crescente, havendo a necessidade de procurar estratégias de filtragem e de purificação das águas para combater as questões relacionadas com a escassez de recursos hídricos.
Algumas plantas têm sido apontadas como potenciais aliadas no processo, já que têm uma ação purificante sobre as águas. Iremos, por isso, apresentar algumas destas plantas e explanar a forma como estas purificam a água.

purificar agua com plantas

1. Acácia Branca

A acácia branca (ou Moringa) é uma planta oriental que pode ser usada na purificação da água. Conhecida também pelo combate à desnutrição, esta planta conta com uma seiva purificadora que tem a capacidade de reabilitar a água contaminada, tornando-a apropriada para o consumo humano.
O processo desenvolvido pela acácia branca na limpeza da água funciona de forma similar à decantação. A Moringa atrai as impurezas presentes na água, libertando-a destes sedimentos.


2. Lentilha d’ água

Também a lentilha d’ água purifica a água. Esta planta aquática tem sido largamente integrada nas pesquisas sobre o tratamentos de esgotos e de águas.
A sua aparência, muito parecida com lodo ou com algas, permite a limpeza dos ambientes aquáticos, filtrando e purificando a água de forma natural.

  1. Aguapé

Também a aquática aguapé consegue, com suas longas raízes, promover a purificação da água.
Nas raízes destas plantas reside, bactérias que quebram os detritos tóxicos presentes na água e fazem com que a planta possa assimilá-los. A água em seu redor fica, por isso, mais apropriada para o consumo humano.

  1. Alface de água

A purificação das águas é também promovida pela ação natural da planta aquática alface de água.
Essa planta é composta por inúmeros nutrientes orgânicos que contribuem nesse processo e permitem que ela se torne uma forte aliada na conquista de uma água mais pura.

  1. Elódea

Por fim, a elódea é outra planta aquática que promove a filtragem e a purificação das águas, mesmo quando essas estão turvas.
Essa planta absorve o dióxido de carbono e promove a oxigenação da água.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *