Apendicite – do que se trata?


Quem já sofreu com as crises de apendicite sabe que é muito dolorido e a única opção é cirurgia. Nesse artigo vamos falar mais sobre a doença, sintomas e como tratar e se possui prevenção. Acompanhe o artigo e saiba tudo a respeito de apendicite.

apendiciteApendicite, do que se trata?

Apesar do nome complicado trata-se de uma inflamação no apêndice que está situado no intestino grosso. Médicos acreditam que o apêndice deriva de uma evolução do corpo humano e atualmente o “orgão” não possui uma função lógica ao organismo. Em 2007 foi apontado como um “deposito” de bactérias que atuam na digestão. Mas indiferente de possui uma função ou não o mesmo pode infeccionar e acabar gerando muito desconforto no paciente.

Causas

Não há como especificar uma causa para determinado caso, porém acreditasse que exista um grupo de risco que são pessoas entre 10 anos e 30 anos de idade. Observe na sequencia algumas das prováveis causas.

-Má alimentação;

-Sedentarismo;

-Obesidade;

-Infecções intestinais;

-Obstruções do canal por gordura ou fezes.

Acredita-se que esses são alguns fatores que podem causar as crises de apendicite.

Sintomas

Essa inflamação tem como principal sintoma a dor abdominal próxima ao umbigo. Outros sintomas notados para esses quadros são:

-Náuseas;

-Febre;

-Falta de apetite;

-Vômitos;


Deve-se procurar o médico imediatamente ao sentir qualquer um desses sintomas. Caso não tratado o apêndice pode romper-se e isso a inflamação da cavidade abdominal e os sintomas podem se intensificar.

Tratamento

A apendicectomia que é a cirurgia do apêndice é a única maneira conhecia de tratamento. É realizada no hospital em sala cirúrgica onde o paciente é anestesiado e é realizada a remoção do apêndice.

Existem dos tipos de cirurgias para esse caso, confira.

-Laparoscopia: consiste em fazer três furos na região do abdômen e insere uma câmera para acompanhar a remoção do apêndice. Essa é uma maneira menos invasiva e requer um menor tempo de recuperação.

-Incisão: é realizada uma incisão no lado direito do abdômen acima do apêndice e posteriormente o mesmo é removida através dela.

Prevenção

Não há nenhuma forma de prevenção conhecida, mas conhecendo os grupos de risco sabe-se que devemos cuidar da saúde em geral. Todos nós possuímos o órgão em nosso intestino então devemos ficar atentos aos sintomas.

Manter o corpo saudável é a prevenção para várias doenças, portanto pratique exercícios físicos, tenha hábitos alimentares saudáveis e beba água regularmente.

O que é peritonite?

Normalmente acontece devido ao rompimento do apêndice que distribui pus por toda a cavidade abdominal. Os sintomas mais comuns nesse caso são:

-Alivio da dor por alguns instantes;

-Tremores;

-Febre;

-Náuseas e vômito;

-Calafrios;

-Diarreia;

Esses são alguns dos sintomas causados após o rompimento do apêndice que leva a quadros mais complexos de saúde. Na maioria das vezes a infecção tem que ser drenada posterior ao rompimento do mesmo.

Já falamos em outro artigo sobre o pão fit, sugiro a leitura do artigo.

Não existe uma maneira de prever esse acontecimento, por isso o apendicite deve ser tratado com urgência. Consulte regularmente e atente-se a qualquer desconforto no abdômen.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *