Pele

Como Tomar Banho Direito: dicas e truques!




Será que você sabe como tomar banho direito? Veja nossas dicas e truques

Pode parecer bobagem, mas você toma banho da maneira certa? Um hábito tão comum em nosso dia a dia que, muitas vezes, não recebe a atenção necessária. Você sabia que tomar banho do jeito certo pode ser muito eficiente? O banho ideal pode ajudá-lo a ter mais disposição, deixar seus cabelos mais hidratados e sua pele mais sedosa.

como tomar banho direito

Os 10 erros que cometemos no banho

1 – Não lavar bem os pés: Muitas são as pessoas que, na correria no dia a dia, quando vão tomar banho, esquecem de lavar os pés. Lavá-los com um sabonete suave, principalmente entre os dedos, é essencial para evitar fungos e bactérias.

2 – Deixar a esponja no box: A esponja quando deixada no box depois que você se ensaboa pode não secar totalmente, facilitando a reprodução de bactérias. O ideal é que você lave bem sua esponja depois de usá-la e torça-a para retirar a água em excesso, além de guardá-la em um lugar seco.

3 – Se secar com muita força: Esfregar a toalha com muita força sobre a pele pode ser altamente prejudicial. Use uma toalha fofa e seque-se de maneira suave, assim, sua pele não será agredida.

4 – Lavar o cabelo todos os dias: Para os cabelos mais finos e delicados, o recomendado é lavar o cabelo duas vezes na semana, para mantê-lo hidratado e garantir a produção natural de oleosidade. Já os cabelos mais grossos ou encaracolados, o ideal é lavar os cabelos apenas uma vez na semana.

5 – Demorar para passar o hidratante: A nossa pele deve ser hidratada quando ainda está úmida, por isso, não demore muito para passar seu hidratante após o banho ou ele poderá perder boa parte do seu efeito.

6 – Não tomar banho após se exercitar: Depois da prática de exercícios, a transpiração que fica sobre a pele permite a proliferação de bactérias, podendo causar irritações na pele. O ideal é tomar banho logo após os exercícios.

7 – Banhos demorados: O excesso de tempo sob a água quente pode fazer com que sua pele fique ressecada. O recomendado é que seu banho demore, no máximo 10 minutos.

8 – Passar condicionador em todo o cabelo: O condicionador gera oleosidade, por isso, deve ser passado especialmente na ponta dos cabelos, uma vez que a raiz produz sua própria oleosidade.

9 – Tomar apenas banhos quentes: Surpreendentemente, deixar a temperatura do seu banho mais fria cerca de 30 segundos antes de sair do banho pode ser muito benéfico. A água fria pode deixar seu sistema imune mais forte, gerar maior tolerância ao estresse e possui ainda efeitos antidepressivos.

10 – Enrolar uma toalha na cabeça molhada: O hábito de enrolar uma toalha no cabelo molhado pode danificá-lo. O recomendado é que você retire o excesso de água e passe a toalha no cabelo de modo suave.

como tomar banho direito9 passos para um banho ideal

1 – Penteie seu cabelo antes de entrar no banho: Comece desembaraçando as pontas e suba até a raiz dos cabelos. Os cabelos molhados caem com mais facilidade e ficam mais fracos.

2 – Lave os cabelos sem shampoo: Antes de aplicar o shampoo, lave seu cabelo sem ele. Esfregue-o com a ponta dos dedos, assim, você tirará a sujeira superficial e abrirá a cutícula dos fios para que eles recebam melhor seus produtos.

3 – Passe shampoo e massageie o couro cabeludo: Antes de aplicar o shampoo no seu cabelo, coloque-o na palma da mão e esfregue para que crie espuma. Esfregue todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos e passe também pelo comprimento. Depois, enxágue até que não fique nenhum resíduo de shampoo.

4 – Use condicionador da metade para baixo: Puxe seus fios para o lado como se fosse um rabo de cavalo e passe uma quantidade média de condicionador em todo o comprimento. Massageie delicadamente, sem esfregar. Deixar o produto agir por 20 segundos já é o suficiente para fazer com que os seus fios absorvam a hidratação.

5 – Ensaboe sem deixar resíduos: É indicado que você se ensaboe depois de lavar o cabelo, para poder limpar as costas adequadamente, uma vez que essa região pode acumular resíduos de shampoo e condicionador.

6 – Depilação depois da esfoliação: Aproveite a umidade do banho para esfoliar sua pele antes de se depilar. Assim, você terá menos pelos encravados.

7 – Deixe o rosto por último: A água morna abrirá os poros da pele, momento ideal para usar um sabonete e esfoliante potentes. Para selar as cutículas, enxágue o rosto e os cabelos com água fria.

8 – Troque a toalha pela camiseta: Use uma camiseta de algodão para secar seu cabelo. Ela é mais delicada que a toalha e não quebrará seus fios nem deixará frizz.

9 – Trate sua pele antes de sair do banheiro: Antes de sair do ambiente quente do banheiro, finalize seu tratamento de pele usando um bom hidratante.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem deixar nos comentários!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
Como tomar banho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *