Ácido Hialurônico: para que serve, benefícios e como usar


Linhas de expressão, flacidez, rugas. Quem não gostaria de se ver livre dos sinais que o passar dos anos trazem? Apesar de não haver como parar o tempo, tem como melhorar a aparência da pele e, nessa missão, o Ácido Hialurônico vai te surpreender. 

Para que serve o Ácido Hialurônico? 

Este ácido é um aliado poderoso para hidratar, combater o envelhecimento precoce da pele e dar firmeza a ela.  Sua ação tem comprovação científica e tornou sua procura cada vez maior entre os dermocosméticos. 

Quer saber tudo sobre como ele pode te ajudar nisso? Então continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

acido hialuronico

O que é o ácido Hialurônico? 

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo próprio organismo das pessoas e está presente em várias áreas do corpo, como pele, músculos, ossos e até mesmo no globo ocular (humor vítreo, córnea, esclera). Na pele é onde se encontra 56% dele, responsável por preencher os espaços entre as células e mantê-la hidratada. 

A questão é que, a partir dos 25 anos, a produção natural deste ativo acaba diminuindo gradativamente, e sua menor concentração compromete suas ações hidratantes e estimulantes de colágeno – a preciosa proteína que confere elasticidade, firmeza e sustentação à pele. 

Isso acontece devido ao processo de envelhecimento das células, que apresentam esses sinais principalmente no rosto. Com o passar do tempo, o metabolismo fica mais lento, o que reduz essa produção. 

A parte boa é que hoje é possível contar com a reposição de ácido hialurônico para dar um jeito nisso – sem contar que há uma série de outras opções para você deixar sua pele mais saudável, hidratada e com aparência mais jovem.  

 

Quais são os benefícios do ácido hialurônico? 

 

  • Previne o envelhecimento precoce da pele, linhas de expressão e rugas;
  • Hidrata;
  • Controla a flacidez;
  • Fortalece a pele;
  • Evita olheiras;
  • Protege contra a poluição e a radiação solar quando associado a um antioxidante.

 

O ácido faz bem para todos os tipos de pele. Fazendo uso dele, a camada de derme do rosto e corpo fica mais preenchida, hidratada, elástica e maleável, pois ele estimula a regeneração e a reparação dos tecidos, conferindo uma textura mais uniforme à pele. Não à toa, ele se tornou o queridinho entre os dermocosméticos quando o assunto é rejuvenescimento. 

Como funciona o ácido hialurônico 

Vamos entender melhor sobre como a ativo age no organismo. Para começar, ele é uma molécula de açúcar, chamado de polissacarídeo. Tem uma capacidade muito grande de retenção de líquido para todas as camadas da pele, de até mil vezes o seu peso.  

 

O tratamento com dermocosméticos enriquecidos com o ácido, ou com ativos que estimulam a síntese natural da substância, apresenta resultados em pouquíssimo tempo e pode ser usado ou consumido em qualquer época do ano, pois não altera a epiderme. Geralmente, é aplicado nas mãos, colo e face. 

 

Como consumir o ácido hialurônico

 

Existem diversas formas de fazer tratamento com esse ativo. Veja a seguir e identifique o melhor para você – lembrando que é fundamental atentar para como fazer uso correto dele. O êxito do tratamento depende de como você o utiliza. 

 

Ácido Hialurônico em capsulas 

Consumir o ativo dessa forma é uma maneira prática de contribuir para o rejuvenescimento da pele. esse tipo de ativo é facilmente encontrado em farmácias de manipulação online.

Ácido Hialurônico em creme ou séruns 

Se você conhece um pouco do universo dos dermocosméticos, sabe que os ácidos são grandes aliados da pele e bastante indicados por dermatologistas. Atuam para amenizar rugas, ressecamento, sinais da idade, olheiras e por aí vai. 

O ácido hialurônico, particularmente, é muito recomendado também em seu uso tópico nos cuidados diários com a pele.  Ele preenche os espaços entre as células do tecido conjuntivo, amenizando marcas e sinais.

Geralmente, a pele não apresenta alergias ou resistência a ele, recebendo essa reposição com boa adaptação. O que pode ocorrer é algum inchaço após a aplicação – mas as chances são pequenas, de menos de 1%.Muitos dos dermocosméticos e produtos de maquiagem, na verdade, já contam com o ácido hialurônico em sua composição, ou incentivam a produção natural pelo organismo. O resultado? Melhor contorno, sustentação e volume para a pele, principalmente a do rosto. 


Para uma otimização destes resultados, você também pode combiná-lo com o uso de outros tipos de ácido, com os retinoicos, por exemplo. Se quiser um produto para uma área mais específica do corpo ou rosto, como a região dos olhos, seu dermatologista pode fazer uma indicação. 

Preenchimento com ácido hialurônico 

Esse procedimento repõe volume em determinada parte do rosto e é excelente para atenuar sulcos profundos (como as rugas que originam os famosos ‘bigode chinês’ e olheiras). Diferencia-se do botox pelo fato de este último ser utilizado, particularmente, para tratar marcas de expressão do terço superior da face – enquanto que o a aplicação de ácido hialurônico redefine contornos em toda a superfície facial, como o queixo, mandíbula, nariz, e maçãs do rosto. Além disso, pode ser utilizado para repor volume da região dos lábios e até das mãos. 

Como usar ácido hialurônico 

 

Para você não ter dúvidas de como usar o ácido hialurônico na sua rotina de cuidados com a pele, nós vamos ensinar aqui tudo o que você precisa saber:

– Lave a pele com um produto de limpeza facial ou, se quiser ganhar tempo, opte por um sem enxágue;

– Passe gentilmente o fármaco sobre a pele, cuidando para não exagerar na quantidade. Se fizer isso, além de desperdiçar produto, sua pele não absorverá bem os nutrientes do produto;

– No momento da aplicação, os movimentos devem ser circulares, puxando para cima e para as extremidades. Na região dos olhos, porém, a massagem deve ser de fora para dentro. Tenha sempre em mente que a ideia é alisar a pele e ativar a circulação sanguínea. 

– Depois de alguns minutos, aplique por cima o filtro solar.

Hábitos para associar ao uso ou consumo do ativo 

Paralelamente, cuide constantemente da sua pele 

Em primeiro lugar, independentemente de estar em tratamento ou não, sua pele merece ser sempre bem cuidada, principalmente a do rosto. Hoje, você encontra com facilidade grande diversidade de produtos faciais altamente seguros e eficazes. Aproveite para saber mais dicas sobre como cuidar dela no inverno, que já está quase chegando. 

Em primeiro lugar, garanta que sua pele esteja limpa antes de aplicar o ativo

O ácido hialurônico só é bem absorvido se sua pele estiver limpa. Certifique-se de que não há resquícios de maquiagem nem oleosidade excessiva no rosto. 

Frequência correta 

Se você optar por fazer o uso do ácido por meio de creme ou sérum, a recomendação é passá-lo na pele todos os dias, pela manhã e à noite. Cuide para não esquecer de passar, pois quanto mais você usá-lo com a frequência certa, antes verá os resultados. 

Passe de manhã e à noite 

O ideal é que esse creme seja aplicado duas vezes ao dia, uma delas ao acordar (assim sua pele já está hidratada quando você começar a fazer suas tarefas diárias) e à noite, antes de se deitar para dormir. Nesse momento, o ácido começa a ser absorvido enquanto acontece a renovação celular na pele, durante o sono. 

Combinação com ácido retinoico 

Associando o ácido hialurônico com o ácido retinóico, a pele fica profundamente hidratada, o que previne e muito e envelhecimento celular. Se fizer uso de renovadores celulares, como vitamina C, vitamina A, phloretin, ácido ferúlico e retinoides, conseguirá perceber a eficácia do tratamento depois de apenas alguns meses.

Outras substâncias que podem ser combinadas com o ácido hialurônico para evidenciar ainda mais a beleza da sua pele são as águas termais, arroz roxo e glicirrizinato de dipotássio.

Se utilizados junto ao ácido glicólico, também são úteis para amenizar o desconforto decorrente da descamação ocasionada pelo ácido retinoico. A pele reage melhor e consequentemente o tratamento traz excelentes resultados. 

 

Combinação com outros produtos antienvelhecimento

Além do ácido hialurônico, outros produtos podem beneficiar sua saúde e deixar você ainda mais bonita. Hoje, o mercado oferece uma infinidade de soluções bastante efetivas, e principalmente específicas para cada problema – seja com opções antienvelhecimento, antirugas, antiestrias, anticelulites, e por aí vai. 

 

Perguntas frequentes 

Leia a seguir as respostas para as principais dúvidas de quem quer fazer uso do ácido hialurônico:

A partir de qual idade é recomendável o uso do ácido hialurônico?

O uso de produtos à base de ácido hialurônico, tanto em cápsulas quanto em cremes, pode começar a partir do momento em que a produção desse ativo começa a diminuir no organismo, manifestando as primeiras marcas de envelhecimento precoce e flacidez – ou seja, a partir dos 25 anos. 

Posso fazer uso do ácido hialurônico diariamente por meio de cremes?

Sim, de dia ou de noite, como você preferir. Por não ser fotossensibilizante e nem causar descamação, não há problema com isso, desde que você se lembre de ter também o filtro solar como um produto de uso diário. 

A etapa da proteção solar é imprescindível, pois a radiação solar, quando não é bloqueada, degrada as fibras de colágeno da pele, ocasionando justamente o efeito contrário do proposto pelo uso do ácido – o que você não quer. Aqui na Farmácia Quallitá, nós oferecemos um filtro para cada tipo de pele.

É verdade que o ativo é eficaz para melhorar a aparência de cicatrizes?

Sim, e para ser ainda mais potencializado, pode ser combinado também com outras técnicas, como peelings médios, microagulhamento e lasers fracionados. (escrever depois pq é por meio de procedimento).

O que posso fazer para manter por mais tempo o efeito do fármaco na pele?

Você pode se certificar de manter sempre uma alimentação balanceada – o que é muito importante não só para a pele como para o bom funcionamento do organismo como um todo. Além disso, é muito válido aquilo que já estamos cansadas de saber: priorize consumir sempre gorduras insaturadas (como aquelas presentes em azeites, por exemplo), e evite doces e frituras. Ah, e claro, não custa lembrar: se você fuma, abandone agora mesmo esse hábito.  

E aí? Gostou de saber sobre como o ácido hialurônico pode fazer bem para a sua pele? Compartilhe esse post em suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *