Ouvido entupido na gripe – como desentupir?


A sensação de ouvido entupido é aquela que ocorre quando subimos a serra ou quando andamos de avião, é como uma pressão no ouvido, podendo afetar ambos os lados ou somente um deles. Essa sensação tende a ir embora em poucos minutos normalmente ou ainda pode voltar ao normal ao bocejar ou ingerir um copo de água.

Entretanto, além desse motivo, o ouvido entupido também pode ter outras causas, entre elas uma gripe e um resfriado. Nesse caso, a gripe causa obstrução nasal pelo acúmulo de catarro que acaba sendo empurrado para o ouvido, causando a sensação. Se você deseja saber como desentupir e melhorar, veja as nossas dicas a seguir.

ouvido entupido na gripeCatarro no ouvido

Quando há catarro no ouvido, a principal sensação e sintoma é o ouvido entupido. Se for causado por uma gripe e/ou resfriado, isso acontece pelo grande acúmulo de secreção que acaba sendo empurrado para essa região. Esse problema pode afetar a audição e, se ocorrer com frequência, pode causar infecções de ouvido.

Isso geralmente pode acontecer em casos de gripes mais intensas, mas caso você sofra com isso, é importante saber como agir quando seu ouvido ficar entupido.

ouvido entupido na gripeComo desobstruir ouvido entupido na gripe

É recomendado que caso você sinta o seu ouvido entupido em uma gripe, busque ajuda médica. Um exame físico já será ideal para efetuar o diagnóstico do médico, acompanhado de outros exames para confirmar a suspeita.


A melhor forma de desentupir o ouvido nesses casos é por meio de tratamento com medicamentos corticoides por via oral. Caso não ocorra nenhuma melhora em poucos dias, o paciente precisa passar por uma cirurgia, onde toda a secreção será drenada por meio de um tubo de ventilação, impedindo que ela volte a se acumular. Sendo assim, é essencial buscar ajuda médica quando sentir que seu ouvido está entupido, somente ele será capaz de diagnosticar e indicar o tratamento mais ideal.

ouvido entupido na gripeOutras causas do ouvido entupido

O ouvido entupido também pode ser causado por outros motivos como bruxismo, pois o deslocamento errado da mandíbula pode passar essa sensação. Caso algum dos três ossinhos do nosso ouvido médio sofra algum tipo de bloqueio, também pode causar o ouvido entupido.

A otite, um tipo de infecção de ouvido, também pode ser a responsável por essa sensação. Quem tem otite também pode sofrer com febre, tontura e vertigem. Por último, o acúmulo de cera também pode entupir o ouvido, e nem sempre isso significa que você não limpa seu ouvido. Esse acúmulo por cera pode acontecer quando a quantidade de cera no ouvido é considerada normal, mas acaba sendo empurrada para o fundo ao entrar algum tipo de água ou até mesmo com o uso de cotonetes. Por isso é essencial cuidar para não entrar água no ouvido e na hora de usar o cotonete, seja cauteloso.

IMPORTANTE

Em todos os casos, busque ajuda profissional para conseguir identificar o problema e iniciar o tratamento o mais rápido possível. No hospital eles tendem a retirar a cera entupida quando esse é o motivo.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas

Algo que também ocorre na gripe é a afonia, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *