Saude

Afonia ( Perda da Voz):por que ocorre, como evitar?


Já teve perda total ou parcial da voz? Isso se chama Afonia! Entenda agora por que isso ocorre e como evitar. Vamos lá?

Afonia é um termo de origem latina derivado da palavra “Aphõnía”, que significa incapacidade de fala ou perda de voz. E o que ocorre, é justamente isso, por um desgaste nas cordas vocais, seja por lesão ou por utilizar demais a voz, a pessoa pode experimentar a perda total ou parcial da capacidade de fala.

Tal situação pode atingir qualquer pessoa em qualquer circunstância e trata-se de uma complicação na mucosa localizada na laringe, a qual afeta diretamente a produção de som das cordas vocais. Em pessoas que consomem bebidas alcoólicas ou cigarros, os efeitos podem ser ainda maiores e duradouros. Além disso, pessoas que trabalham com a fala, como: cantores, professores e palestrantes, por exemplo, também acabam sendo afetados em maior escala.

Entenda melhor nesse artigo, porque ocorre a perda de fala, quando ela pode ocorrer e como ficar prevenido para impedir a Afonia. Venha conosco!

POR QUE A AFONIA OCORRE?

afonia

O uso excessivo da voz, de bebidas alcoólicas e cigarros, juntamente com a poluição do ar e tosses fortes, fazem com que a Afonia torne-se presente.

Nos casos do uso frequente da voz e das tosses excessivas, a Afonia em nosso corpo, pois estamos acostumados com certa frequência de estímulos e quando nos submetemos a fazer uma força a mais do que nosso corpo aguenta, temos, literalmente uma falha no sistema.

Com as bebidas e o cigarro, isso não é diferente. Eles se tornam muito mais abrasivos por conta de seus componentes corrosivos, que conforme o tempo vão desgastando as cordas vocais, toda a laringe em si e os órgãos próximos.

Causas da Afonia

Há diversas formas que possibilitam a perda de voz ou rouquidão. Muitos acreditam que apenas gripe ou o ato de gritar muito possa causar a complicação, mas a verdade é que até mesmo a poluição pode prejudicar a nossa laringe. Veja abaixo algumas causas da Afonia:

Meio Ambiente

Todo mundo sabe como a condição do ar atmosférico está cada vez pior. A quantidade de carros e poluições chegou a níveis gigantescos. E tudo isso influencia na qualidade da nossa voz. Podemos perceber isso naqueles países onde as pessoas são obrigadas a andar com máscaras de gás para se prevenir.

Nódulos

afonia nodulo

Ao adotar um conjunto de maus hábitos, percebe-se o surgimento desses pequenos vilões. Seja com tabaco, bebidas ou até mesmo com muitas horas falando frequentemente, são aí que eles aparecem.

Seu tratamento é feito através de cirurgias, caso estejam atrapalhando o funcionamento do corpo.

Como evitar a Afonia?

Para evitar todas essas complicações da voz, é simples. Basta não exceder o limite de seu próprio corpo. Ou seja, não falar mais do que sente que aguenta, não beber nem fumar em excesso (nesse caso, é melhor abolir essas substâncias), caso esteja com gripe, respeite seu corpo e não exerça atividades pesadas.

Caso já esteja com o problema, dê um tempo a si mesmo e fique sem falar muito. Procure orientação médica se ultrapassar de 15 dias neste estado. Coma muitas frutas, inclusive maçã e beba bastante água, principalmente nos dias que o tempo estiver mais seco.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas. Já falamos aqui também sobre o pulso aberto, que é um problema bem inconveniente.

Grande abraço e até a próxima!

 

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *