Chulé: por que ocorre e dicas para evitar


Veja dicas para evitar o chulé e se livrar definitivamente dos odores desagradáveis que insistem em tomar conta dos pés. Medidas simples, como o cuidado pessoal com a higiene, podem fazer toda a diferença.

O chulé, também chamado de bromidrose, é um problema que afeta milhares de brasileiros. Ele normalmente ocorre em virtude da proliferação de fungos e bactérias, em especial quando há má higiene e suor em excesso nos pés. Problemas como obesidade e alterações na tireoide também podem causar chulé.

 dicas para evitar o chulé

Medidas simples ajudam a acabar com o chulé. (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar chulé

Veja a seguir algumas dicas para evitar ou até mesmo diminuir o chulé:

Escolha bem as meias

Algumas pessoas precisam usar calçados fechados e com meias. Nesse caso, o recomendado é escolher uma peça confeccionada com tecido antibacteriano, pois previne chulé. A tradicional meia de náilon deve ser evitada, já que contribui com a proliferação do mau-cheiro nos pés.

Atenção a escolha dos calçados

Quem tem chulé deve evitar sapatos fechados ou de plástico por um tempo. Também é recomendado não usar o mesmo calçado várias vezes seguidas.

 dicas para evitar o chulé

Deixe de usar sapatos fechados. (Foto: Divulgação)

Lave os pés corretamente

Uma dica muito importante para combater o chulé é a higiene correta dos pés. Lave corretamente com água morna e sabão, a fim de remover os odores. Faça isso várias vezes por dia, principalmente se sofrer com suor excessivo nos pés.

Depois de lavar os pés, é fundamental secá-los com uma toalha para evitar umidade (fator que favorece o chulé). Caso esteja difícil secar as dobrinhas dos dedos, use um secador.

Use produtos contra chulé

Existem alguns produtos, à venda no mercado, que foram desenvolvidos especialmente para combater o chulé. Eles possuem ação bacteriostática e combatem o suor dos pés. Experimente então usar talco ou spray antisséptico, pois isso manterá os pés secos e frios. Outra indicação para controlar os odores é um antitranspirante específico para os pés.

 dicas para evitar o chulé

Tenys Pé Baruel Canforado, foi especialmente desenvolvido para normalizar a transpiração dos pés, deixando-os sempre secos, frescos e perfumados. Sua fórmula exclusiva contém elementos que agem eficazmente, através de sua ação desodorizante e anti-séptica proporcionando uma agradável e deliciosa sensação de suavidade, frescor e limpeza.

Você pode comprar com excelente preço na Netshoes, clique e confira:

netshoes botao

O ritual de limpeza dos pés também pode contar com sabonete antisséptico e álcool. O segundo produto, no entanto, só é recomendado se não houver machucados.

Mantenha as unhas cortadas

A higiene dos pés também inclui o hábito de cortar as unhas. Portanto, não se esqueça de apará-las periodicamente e remover a sujeira que fica na parte de baixo. Esse cuidado parece simples, mas faz toda a diferença no combate ao chulé.

Aposte em um remédio caseiro

O tratamento natural contra o chulé pode ser realizado a partir da combinação de 2 litros de água morna e 25g de tomilho seco. Misture esses dois ingredientes numa bacia e deixe os pés de molho por 10 minutos. A erva, utilizada nesse método, tem propriedades antissépticas e por isso combate as bactérias da pele.

E aí? O que você achou das dicas para combater chulé? Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário!

Recomendados para você:


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *