Glicose Alta: causas e os problemas que pode trazer ao corpo!


Glicose alta pode trazer muitos problemas ao seu organismo, veja como controlar sua glicose para evitar isso.

A glicose alta ou hiperglicemia é geralmente causada por problemas como a diabetes, bem como infecções agudas graves e a ingestão de alguns medicamentos específicos, como os corticoides. A hiperglicemia é o contrário da hipoglicemia, ou seja, é um nível muito alto de glicose no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, a qual facilita a passagem do açúcar (glicose) presente no sangue para o interior dos tecidos, para ser utilizado como fonte de energia. Dessa forma, a insulina é capaz de reduzir a glicose do sangue. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente (resistência à insulina), haverá aumento sérico de glicose e, consequentemente, diabetes.

Glicose alta

O uso de alguns medicamentos pode aumentar o risco do aparecimento de quadros de hiperglicemia:

  • Corticosteróides;
  • Octreotida;
  • Betabloqueadores;
  • Epinefrina;
  • Diuréticos tiazídicos;
  • Niacina;
  • Pentamidina;
  • Inibidores da protease;

Confirmando a glicose alta

A melhor forma de descobrir se a glicose de uma pessoa está alta é fazer medições periódicas da glicemia, especialmente em indivíduos obesos e com histórico familiar de diabetes, pessoas que correm maior risco de desenvolver a doença.Já falamos aqui sobre o medidor de glicose Freestyle Libre que não precisa de agulhas para medir e dá mais conforto apra quem convive com esse problema.

Glicose alta

Problemas que ela pode trazer

Independente de diagnosticado ou não com diabetes, a glicose alta no sangue é muita perigosa. Como o nível de glicose está alto, nem todas as moléculas de glicose entram nas células e consequentemente transformadas em energia.

Gripe e Diabetes:

Pessoas diabéticas têm mais dificuldade de combater a gripe do que aqueles que não são portadores da doença. Além disso, a gripe pode gerar uma carga de estresse emocional no seu corpo, o que pode afetar os seus níveis de açúcar no sangue e aumentar a chance de complicações de saúde. Por isso, é importante tomar a vacina contra a gripe anualmente.

Hipertensão

Pacientes diabéticos apresentam maior prevalência de hipertensão arterial, obesidade e dislipdemias.Em casos de tabagismo associado, o risco de doença cardivascular é ainda maior. A doença cardíaca pode envolver as artérias coronárias, o músculo cardíaco e o sistema de condução dos estímulos elétricos do coração.

Pé Diabético


Outra complicação é o pé diabético, que consiste em feridas que não cicatrizam, podendo infeccionar. Para prevenir, deve-se secar muito bem a pele, inclusive entre os dedos, e mantê-la hidratada. Também não se devem tirar as cutículas e é preciso secar bem ao redor das unhas. Importante destacar que, em alguns casos, pode ser necessária a amputação.

Sintomas de que você está com Glicose Alta

glicose alta problemas

os sintomas são variados e incluem:

Boca ressecada – A boca ressecada também é um dos sintomas que são os mais fáceis de serem percebidos. O ressecamento da boca também pode ser chamado de polidipsia. Por isso há uma sede excessiva e mesmo depois de ingerir muito líquido, ainda sim a boca fica seca.

Urina em excesso- A poliúria, ou excesso de urina em um curto espaço de tempo também é um dos sintomas de glicose alta no sangue e a urina apresenta uma cor mais alaranjada o que facilita ainda mais na descoberta da doença.

Como evitar suas complicações?

o controle adequado da doença aliado a uma alimentação saudável e balanceada e à prática de exercícios físicos, pode trazer mais qualidade de vida para o paciente com diabetes e até mesmo reverter os sintomas da doença e consequentemente evitar todas terríveis as complicações da diabetes.

Conclusão

Bom, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso, evitar que voce tenha glicose alta.

já falamos aqui também sobre a moringa oleifera que é bem interessante para abaixar o açucar no sangue.

Referências:

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *