Enxaqueca – Tudo sobre ela


A enxaqueca é um tipo de cefaleia, ou seja, dor de cabeça. Ela pode ser identificada como uma dor pulsátil em pelo menos um dos lados da cabeça, podendo estar acompanhada de vômito, náuseas e sensibilidade à luz e som. A enxaqueca aparece através de crises que podem durar até 72 horas. Existe a enxaqueca com aura e tanto ela, quanto a enxaqueca sem aura, se dividem nos tipos de episódica e crônica. Ocorre a enxaqueca crônica quando a crise acontece em 15 ou mais dias do mês.

Agora que você já sabe o que é a enxaqueca, veja a seguir quais são suas causas e a melhor forma de tratar.

enxaquecaCausas da Enxaqueca

Não se sabe ao certo e 100% o que causa a enxaqueca, mas até aqui os estudos revelaram que o problema tem relação com alterações do cérebro e também possui influência genética. É uma resposta do organismo a algo externo. Os indivíduos que sofrem com as crises podem relatar diferentes intensidades de dor, além de um espaçamento diferente entre as crises. Cada pessoa tem um gatilho específico para as crises, além daqueles que não apresentam nenhum gatilho.

As principais causas, ou seja, gatilhos para enxaqueca, são os seguintes: esforço físico, uso inadequado de medicamentos, dormir menos ou mais do que o normal, estresse, ficar sem comer por muito tempo, mudanças na temperatura, determinados tipos de alimentos e bebidas, além do excesso de álcool, menstruação, menopausa, uso de anticoncepcionais, odores muito fortes, luzes e sons intensos, entre outros.

enxaquecaSintomas da Enxaqueca

A enxaqueca possui alguns sintomas além da dor pulsátil em si. O principal sintoma de enxaqueca consiste em uma crise de dor de cabeça que pode durar de 4 a 72 horas. Essa dor afeta principalmente somente um dos lados, mas pode acometer ambos os lados da cabeça.


Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos, sensibilidade à luz, sensibilidade ao som, sensibilidade ao movimento do ambiente, fadiga, tontura, mudança de apetite, problemas de concentração e outros. Em casos de enxaqueca com aura, há também o sintoma chamado de aura visual que consiste em flashes de luz, imagens brilhantes em zigue-zague e muitos outros. Também pode apresentar formigamento e dormência em somente um lado do corpo.

enxaquecaTratamento de Enxaqueca

É sempre importante procurar ajuda médica para identificar qual o seu tipo de enxaqueca e também qual é o gatilho, o que a está desencadeando. Depois que isso for descoberto, o tratamento mais eficaz consiste em evitar tais gatilhos. Por exemplo, se o seu gatilho for ficar muito tempo sem comer, você deve se alimentar com um intervalo menor de tempo. Se o seu gatilho for sons intensos, é recomendado frequentar ambientes com menos barulho.

Há ainda alguns medicamentos que ajudam na prevenção da enxaqueca e podem ser recomendados pelo seu médico, como antidepressivos e neuromoduladores.

O que fazer em uma crise de enxaqueca

Durante a crise de enxaqueca, o primeiro passo é ir ao seu médico responsável e tomar o medicamento para alívio da dor. Além do medicamento, podem haver alguns tratamentos caseiros que também ajudam a aliviar, como compressas de água quente, massagens, entre outros. Também é recomendado ficar em um local escuro e sem barulho, descansando.

Importante

As inormações aqui presentes são de domínio público na internet e não susbtituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Referências: Drauzio varella

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *