Artrose – causas, sintomas e tratamento


A artrose é uma condição crônica que leva a perda progressiva da cartilagem que protege os ossos para não ter o atrito entre si. Desta maneira as articulações acabam sendo atacadas, por isto muitas vezes a dor é insuportável. A artrose pode aparecer em qualquer articulação, mas os lugares mais comuns são quadril, coluna vertebral, mãos e joelhos. Veja a seguir algumas de suas causas, sintomas e tratamento. Boa leitura!

artroseQuais os principais sintomas da artrose?

A cartilagem é a proteção do impacto entre os ossos, quando acaba esta proteção começam-se os problemas, pois os ossos podem entrar em contato direto um com o outro e promover alguns sintomas tais como: Inchaço nas juntas, rigidez, dor, rangidos, calor mudança no formato das articulações inflamadas e ainda a perda da flexibilidade da articulação.

artroseQuais as causas da artrose?

A artrose pode ocorrer devido ao uso abusivo da articulação ou somente pela idade mais avançada do indivíduo. Com o passar dos anos o uso repetitivo desta causam danos a cartilagem, que é como um amortecedor natural dos ossos. Com a cartilagem danificada os ossos acabam sendo prejudicados, podendo ter atritos diretos uns com os outros causando inchaço e dor nas articulações. Desta maneira até os movimentos das articulações acabam sendo limitados.


artroseQuais são os fatores de risco para termos a artrose?

Alguns fatores podem auxiliar no aparecimento da artrose, dentre elas podemos destacar:

– Idade avançada;

– Para quem possui outras doenças como: gota, diabetes e hipotireoidismo;

– Para quem está acima do peso;

– Para os atletas que praticam esporte e acabam tendo contusões;

– É mais comum as mulheres terem do que os homens;

– Para aquelas pessoas que nascem com má formação nas articulações ou deformidades ósseas;

– Movimentos repetitivos no trabalho;

artroseQual médico devo procurar?

Os riscos de ter uma artrose são muito grandes quando o indivíduo já está mais velho, o inchaço e a queimação em uma articulação já deve ser um sinal de alerta. O importante é não esperar muito tempo, para a situação piorar, o médico indicado nesta hora é o ortopedista. Ainda dentro desta área da ortopedia existem médicos especialista em cada articulação como ombro, quadril e joelho. E para quem está sofrendo com as articulações dos pés e mãos, o melhor é procurar um especialista em reumatologia assim os resultados podem ser mais rápidos.

Como é feito o diagnóstico da artrose?

Na consulta com o médico especialista já poderá ter uma noção visível do diagnostico, se a articulação estiver inchada e o paciente com dificuldades de movimento. Mas para ter a certeza do diagnostico provavelmente será pedido exames dentre eles estarão: Ressonância magnética, analise do liquido articular, raio X e exames de sangue.

Qual o tratamento para artrose?

Infelizmente não existe uma cura para artrose, mas os tratamentos podem ajudar a diminuir as dores e manter os movimentos das articulações. Dentre os medicamentos podemos citar: analgésicos simples, anti-inflamatórios não esteroides e narcóticos (medicamentos que possuem codeína). Ou ainda optar pelas alternativas de tratamento como terapia ocupacional e fisioterapia.

Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas sobre a artrose. Cuide-se


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *