Saude

Ruido branco: o que é, para que serve e como usar?


O ruído branco é uma técnica utilizada para ajudar no relaxamento e sono. Se trata de sons na mesma frequência que servem como barreira a outros estímulos.

RUÍDO BRANCO: O QUE É, PARA QUE SERVE E COMO USAR

Você já pegou no sono enquanto assistia televisão? Você se sente mais relaxado com o equipamento ligado?

Você pode estar se beneficiando do ruído branco sem nem perceber. Esse método é usado para auxiliar no relaxamento e no sono.

Muito usado com os bebês, o ruído branco se trata de um sinal sonoro que possui frequências iguais e serve como uma espécie de barreira.

Quer conhecer mais sobre esse assunto, seus benefícios e contra indicações? Continue a leitura.

ruido branco

O QUE É RUÍDO BRANCO?

Basicamente, o ruído branco é quando um sinal sonoro permanece sem variações de frequências, ou seja, os sons seguem a mesma potência. Ele cria uma barreira que evita que outros sons do ambiente incomodem.

Isso acontece porque esses ruídos fazem com que os outros estímulos sonoros mais intensos não tenham tanta força para atingir o córtex cerebral.

São exemplos de ruído branco: o barulho da televisão, o ventilador ligado e o barulho da chuva.

PARA QUE SERVE O RUÍDO BRANCO?

Como o ruído branco tem essa capacidade de abafar os sons do ambiente, ele ajuda na concentração, no relaxamento e no sono.

Veja no que essa técnica pode beneficiar:

RUÍDO BRANCO PARA ESTUDAR

 devido ao abafamento de outros estímulos sonoros, o ruído branco é muito útil para ajudar na concentração dos estudantes.

RUÍDO BRANCO PARA BEBÊS

 uma das maiores dificuldades dos pais de nenéns é faze-los ter uma boa noite de sono. O ruído branco pode ajudar os bebês a dormir com mais facilidade, além de evitar que eles acordem no meio da noite devido a algum barulho intenso.

ruido branco

PARA RELAXAR E DORMIR

Assim como para os bebês, essa técnica também funciona para ajudar os adultos a relaxar e dormir melhor, sem ficar acordando várias vezes durante o sono.

Apesar de muitos estudos relatarem sucesso com a técnica, não existe comprovação científica dos efeitos do ruído branco.

COMO USAR O RUÍDO BRANCO?

Se você gostou da técnica e quer experimentar, deve estar se perguntando quais sons são adequados para se beneficiar.Um som gerador de ruído branco é todo som que apresenta as mesmas frequências sonoras, sem picos altos ou baixos.

Hoje em dia até mesmo no youtube você pode encontrar vídeos específicos de ruído branco para deixar tocando quando necessário.

Mas você também pode encontrar em sons cotidianos, a televisão em um volume baixo é a mais clássica. O barulho do ar condicionado ou ventilador ligado também funciona.

Além do barulhinho da chuva que quando não acompanhado de trovoadas, é ótimo para a técnica citada.

O ideal é deixar o som tocando enquanto dorme, ou então enquanto estuda.

EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?

Não existem contraindicações do uso do ruído branco, a única coisa que se recomenda é que o volume seja moderado, evitando danificar a audição.

No caso dos bebês, se você notar a dificuldade excessiva da criança para dormir, acompanhado de choro, é necessário antes de tentar a técnica, buscar um médico para assegurar que não há nenhum problema de saúde com a criança.

Inclusive, problemas de audição que podem levar tempo para que os responsáveis percebam a deficiência auditiva do bebê. Caso seja comprovado, pode ser recomendado o uso de um aparelho de audição.

Atualmente, existem possibilidades modernas de aparelhos auditivos em Curitiba para crianças.

A técnica funciona para todo mundo?

 

Antes de tentar essa técnica, existem outros truques de relaxamento para dormir e relaxar que podem ser efetivos, como focar em uma rotina mais calma antes de ir pra cama.

Mas o ruído branco pode funcionar também, depende de pessoa para pessoa e se não há outros motivos para a dificuldade de dormir e se concentrar.

Fique atento a problemas como:

  • Apneia do sono;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Bruxismo;
  • Sonambulismo;
  • Entre outros.

Cuide do seu bem estar independente da prática utilizada, o importante é que você consiga a ajuda que precisa para tornar as coisas mais leves.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *