Alimentação

Alimentos ricos em Proteína – conheça os 5 melhores


Veja como comer os melhores alimentos ricos em proteínas e como eles podem fazer bem para sua saúde.

As proteínas de origem animal podem contribuir para aumentar a massa muscular, por causa do alto valor biológico presente nestes alimentos. Para quem não conhece sua definição, as proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH). Existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes proteínas. Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos. Cada proteína é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.as proteínas são constituídas por aminoácidos.

O corpo de uma pessoa precisa de um equilíbrio de todos os 22 tipos de aminoácidos para funcionar corretamente. O corpo não pode produzir nove desses ácidos, chamados aminoácidos essenciais.é por isso que os alimentos ricos em proteína são importantes. Uma fonte completa de proteína refere-se a um tipo de alimento que contém todos os nove. As de origem vegetal também atuam neste processo de crescimento muscular. As duas proteínas são muito importante para manter o equilíbrio do nosso organismo e ajudam a manter os cabelos, unhas e a pele saudáveis.

Alimentos ricos em Proteína

No que diz respeito às proteínas de origem animal (carne, ovos, laticínios), quase todas podem ser consideradas boas, pois são constituídas por todos ou a maioria destes aminoácidos. Entretanto, a maioria dos alimentos de origem vegetal contém apenas uma fração dos aminoácidos essenciais. Isso significa que se sua única fonte de proteínas for vegetal, você pode ter deficiência de certos aminoácidos.

Algumas proteínas vegetais possuem um valor biológico baixo quando sozinha, mas quando acompanhadas uma das outras, acaba tendo um bom valor nutricional proteico. Um grande exemplo é arroz e o feijão. Veja a seguir os 5 melhores alimentos ricos em proteína:

Alimentos ricos em Proteína– Carne vermelha:

Um dos alimentos mais ricos em proteína é a carne vermelha. Fornece um alto valor biológico e rico em ferro, o seu consumo ajuda a prevenir anemia. Deve se estar atento a maneira de fazer a carne vermelha, pois ela possui um alto nível de gordura saturada. O melhor é consumi-la grelhada, assada ou cozida e somente 3 vezes por semana. A carne vermelha também ajuda a formar o colágeno e a queratina, prevenindo inclusive a queda de cabelos.

Alimentos ricos em Proteína– Frango:

O peito de frango é um alimento muito rico em proteínas, o mais consumido por quem pratica malhação, pois é uma carne magra e saudável. A melhor maneira de se consumir este tipo de carne é grelhada ou assada. Uma dica importante é retirar a pele, pois ela possui gordura saturada.

Alimentos ricos em Proteína– Ovos:

A clara do ovo é rica em proteína e a gema possui substancias que protegem os olhos de doenças. O ideal é consumir o ovo inteiro e dar preferência aos caipiras. A forma correta de comer o ovo é cozido. Os ovos, são ricos em vitamina B12 ajudando na formação de músculos. Uma dica é cuidar para que o ovo fique bem cozido para evitar problemas com a bateria chamada salmonela.

Alimentos ricos em Proteína-Peixes:

O peixe é rico em proteínas e em fontes de ômega 3. Dentre alguns dos peixes mais indicados estão: sardinha, salmão, carpa, bacalhau, atum, carpa, truta, entre outras. Deve-se se dar preferência em consumir o peixe cozido ou grelhado.

Alimentos ricos em Proteína– Leite:

O leite que é produzido pelas vacas que receberam alimentos originados de agricultura biológica fornece leite com ômega. O leite de vaca possui nutrientes lipossolúveis, como a vitamina D.

Qual a função dos alimentos ricos em proteína?

O consumo das proteínas está relacionado diretamente com a saúde dos dentes, ossos, unhas, pele, músculos e cabelos. Veja a seguir algumas de suas funções no nosso organismo:

– Ajudam no sistema imunológico combatendo vírus e bactérias;

– Fornecem energia para o corpo;

– Ajudam na construção de novos tecidos;

– Regulam os hormônios no corpo;

– As proteínas na membrana plasmática trabalham como receptoras, que transmitem sinais para que as células possam fazer as suas funções vitais;

– Ajudam na construção dos músculos;

Espero ter contribuídos para identificar quais os alimentos que são mais ricos em proteínas. Uma alimentação equilibrada traz muitos benefícios para o nosso corpo. Tudo depende de nossa conscientização e entendermos que nós somos como uma máquina que precisa de manutenção.

Importante

Sempre procure seu médico, as informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Já falamos em outro artigo aqui sobre como o trigo engorda, sugiro a leitura do mesmo!

Cuide-se!

Referências:Brasil escolaBem estar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *