Trigo engorda? Faz mal? Saiba tudo sobre ele!


Ele é tido como vilão das dietas, mas será que o trigo engorda mesmo? Será que realmente faz mal?

A farinha de trigo é um tipo de carboidrato que tem sido apontado como uma das principais causas do aumento de peso e da obesidade, pois está presente na preparação de muitos alimentos que não são nada saudáveis. Por isso é importante entender qual a função do trigo, se ele realmente engorda e/ou se faz mal à saúde.

Não são questões fáceis, mas a seguir você poderá tirar algumas de suas dúvidas e descobrir se trigo realmente faz mal ou não.

Farinha de trigo e sua importância

A farinha de trigo é feita a partir do trigo, sendo um ingrediente essencial e fundamental para a alimentação de muitos povos, fazendo com que o trigo seja o cereal mais produzido e colhido atualmente. O Brasil é um dos maiores exportadores de trigo do mundo, visto que o consumo desse cereal teve um aumento de 5% por ano nos últimos tempos.

A farinha de trigo é a mais consumida, sendo usada para a produção de biscoitos, doces, massas, pães, bolos e outros alimentos que são ricos em carboidratos ruins e que, consequentemente, não são nada benéficos para a saúde quando consumidos com frequência e em excesso.

trigo engordaA farinha de trigo engorda? faz mal?

Ao mesmo tempo que aumentou o índice de pessoas acima do peso e com obesidade, percebeu-se um aumento no consumo de alimentos industrializados feitos com farinha de trigo, por isso o consumo de farinha de trigo pode sim contribuir para um estilo de vida inadequado.

Muitos estudos mostraram diversos problemas relacionados com o consumo de farinha de trigo, como a perda do controle do apetite, aumento de risco de doenças, entre outros. Uma das principais proteínas presentes na farinha de trigo é o glúten, que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças e da obesidade.


trigo engordaPor que a farinha de trigo não deve ser consumida

Há diversos motivos pelos quais a farinha de trigo deve ser evitada, entre eles pelo fato dela aumentar as taxas de açúcar no sangue, pois ela é rica em carboidratos simples que liberam muito açúcar no sangue e com isso o organismo acaba liberando também mais insulina. O consumo frequente da farinha de trigo pode acabar ocasionando a diabetes.

A farinha de trigo também acaba aumentando o apetite, pelo mesmo motivo anterior: liberação muito rápida de açúcar no sangue. Por isso ela deve ser evitada principalmente por pessoas que buscam a perda de peso. O consumo de farinha de trigo também aumenta os riscos de processos inflamatórios, pois ocorre o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, podendo amentar o risco de doenças inflamatórias.

Outros motivos pelos quais a farinha de trigo deve ser evitada: aumenta a compulsão por comida, atua na perda de massa óssea, aumenta o colesterol ruim e faz você perder nutrientes importantes para o corpo.Há várias opções de farinhas que podem atuar como substitutas da farinha de trigo para criar receitas e pratos deliciosos. Pesquise em sua região e veja qual pode ser usada e que ofereça um bom custo-benefício.

Como viver Sem gluten, sem trigo e sem lactose – Guia em Ebook

Comer de tudo um pouco é a melhor forma de manter o suporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo e é isso que este Guia em ebook pretende.Dicas e receitas incríveis para sua vida, clique e confira:

trigo engorda

Saiba como levar uma vida mais leve e sem correr o risco de ser contaminado(a) com alimentos que contenham glúten e lactose e você nem sabia.

Não perca mais tempo!

Comece hoje mesmo a ter mais qualidade de vida sem lactose e sem gluten, clique e confira:

Referências:Abril – Uolviva bem


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *