Alimentação

Óleo de girassol: efeitos e benefícios pro corpo


Conheça os benefícios do óleo de girassol para o corpo. O óleo extraído das sementes dessa planta é rico em vitaminas e pode proporcionar benefícios para o organismo e também pode ser utilizado na estética, beneficiando principalmente a pele e os cabelos.

No entanto, vale fazer um alerta. O óleo de girassol é extraído e mantido em temperatura ambiente, ou seja, não passa por nenhuma modificação e é assim que deve ser consumido. Quando aquecido, esse tipo de óleo pode sofrer alterações que favorecem o desenvolvimento de doenças como o câncer.

óleo de girassol
Inclua óleo de girassol no sei cardápio. (Foto: Divulgação)

Para que serve o óleo de girassol?

O óleo de girassol pode ser usado na cozinha de diversos formas diferentes, ele pode dar um toque especial e muito saudável em saladas e legumes (sempre após cozidos) e pode substituir o óleo comum em várias receitas. O único cuidado é mantê-lo sempre em temperatura ambiente para que todos os seus benefícios sejam de fato aproveitados.

Além disso, o óleo de girassol pode ser benéfico par a saúde sem que haja a ingestão do produto. A pele e o cabelo tornam-se mais saudáveis, quando aplicado nos fios ou sobre a epiderme, age como um poderoso hidratante.

Vale lembrar que como qualquer outro tipo de óleo, o de girassol possui muitas calorias e não deve ser consumido em excesso. O ideal é que utilizar na alimentação apenas duas colheres de sopa do óleo de girassol por dia.

Onde comprar mais barato?

Na loja Walmart você encontra com melhor preço, clique e confira:

Benefícios do óleo de girassol

Veja a seguir os principais benefícios do óleo de girassol:

Cabelos macios

Para deixar os cabelos macios com o óleo de girassol, basta misturar duas colheres de sopa do óleo em uma xícara de qualquer máscara de hidratação. Aplique no cabelo limpo e úmido, deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água em temperatura ambiente. A hidratação pode ser realizada uma vez por semana.

Pele hidratada

A ação da vitamina E e de outras substâncias presentes no óleo de girassol também beneficia a pele. O óleo pode ser aplicado em pequena quantidade no rosto, pois é capaz de hidratar e deixar a pele mais bonita. Também pode ser útil para curar feridas e prevenir estrias.

óleo de girassol
Use esse óleo para hidratar a pele. (Foto: Divulgação)

Não aumenta o colesterol

Por ser um óleo de origem vegetal, o óleo de girassol não contém gordura saturada e trans, que são muito perigosas para a saúde. Além de seguro, o óleo de girassol é nutritivo e pode auxiliar em diversas funções do organismo. O óleo de girassol não aumenta o colesterol e ajuda a proteger o coração.

É antioxidante

Uma das vitaminas presentes em abundância no óleo de girassol, é a vitamina E. Ela tem um poderoso efeito antioxidante no organismo, é capaz de manter as células saudáveis eliminando os radicais livres, que são substâncias prejudiciais para a saúde e que podem provocar câncer. Esse mesmo efeito beneficia inclusive as células da pele, garantindo o rejuvenescimento.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o óleo de girassol e os seus benefícios? Deixe um comentário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *