Alimentos com proteinas: conheça os melhores


Alimentos com proteinas podem ajudar sua saúde, veja os mais famosos e como incluir em sua dieta!

As proteínas são componentes fundamentais para uma boa alimentação. No entanto, muitas pessoas desconhecem as propriedades dos alimentos e isso pode levar a repetição ou ausência de itens que sejam ricos em proteínas. No texto a seguir, confira os principais alimentos para incluir em seu cardápio:

Alimentos ricos em proteínas

Alimentos com proteinas

Para variar no seu cardápio e tornar a sua alimentação ainda mais variada, confira alguns dos alimentos que se destacam ao citar as proteínas:

Ovo

Quantidade: 13 g de proteínas a cada 100g

Antigamente, o ovo era apontado como um grande vilão. No entanto, hoje em dia seus benefícios já foram mais explorados. Por exemplo, trata-se de um alimento muito nutritivo, em especial, a gema, que apresenta componentes muito benéficos para a saúde, como minerais, ácido fólico e ômega 3.

Além disso, a clara é uma fonte de proteína pura e é pouco calórica. É um alimento que pode ser preparado de diversas formas, mas para usufruir ainda mais  de seus benefícios, busque por opções de preparo mais saudáveis.

Alimentos com proteinas

Tofu

Quantidade: 8,1 de proteínas a cada 100g

O tofu pode ser preparado das mais variadas formas, por exemplo, refogado, cozido ou até mesmo consumido in natura. Além de ser fonte de proteínas, também é rico em vitaminas e minerais. De forma geral, o seu sabor é neutro, o que facilita que seja combinado com diferentes acompanhamentos.

Amêndoas

Quantidade: 21 g de proteínas a cada 100 g

Além do teor de proteínas, as amêndoas promovem a saciedade e ajudam na proteção do sistema cardiovascular. No entanto, é fundamental consumir de forma moderada, assim como outros alimentos, pois em excesso, pode fazer mal ou engordar, coforme já abordamos no artigo sobre frutas que engordam.

Grão-de-bico

Quantidade: 19 g de proteínas a cada 100 g

O grão-de-bico tem muito mais do que o alto teor de proteínas, pois é rico em fibras solúveis, fonte de energia e pode ser consumido das mais diversas formas, como em saladas, pastadas, cremes e até mesmo em sopas.

Frango

Quantidade: cerca de 23 g de proteínas a cada 100 g

O consumo saudável de frango, por exemplo, sem pele, grelhados ou assados pode ser muito favorável para uma alimentação saudável e balanceada. Por isso, é indispensável ter cautela com o modo de preparo e também com os acompanhamentos.

Salmão

Quantidade: cerca de 19,9 g de proteínas a cada 100 g

Uma das principais vantagens do consumo do salmão, além da presença de proteínas, é o teor de vitamina A, que é favorável para a visão, além do potássio, um importante mineral que ajuda a amenizar os altos níveis da pressão arterial. É um alimento muito nutritivo!

Iogurte

Quantidade: 10g de proteínas a cada 100 g

É importante citar que esse valor serve para o iogurte sem gordura. É uma opção que pode ser combinada de diversas formas, é importante optar por aquelas que sejam saudáveis.

Quais são os principais benefícios das proteínas?

alimentos ricos em proteina

Conforme citado anteriormente, as proteínas são componentes importantes para a alimentação. Afinal, esses importantes nutrientes, contribuem com a manutenção e reparação dos músculos, além de auxiliar no reforço do sistema imunológico, que reage diariamente ao ataque de agentes nocivos ao organismo, como vírus e bactérias.

Além disso:

Importante

Consulte sempre seu nutricionista para que ele possa lhe indicar os alimentos com proteínas que mais sejam adequados ao seu corpo e ao tipo de alimentação que você faz.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *