Frutas que Engordam:Conheça as mais calóricas!


Frutas que engordam existem mesmo? Confira quais tem mais calorias e açucares e podem atrapalhar sua dieta.

As frutas são alimentos nutritivos e saborosos, só que devido ao excesso de açucares naturais e calorias, algumas delas podem contribuir com o ganho de peso e atrapalhar os resultados de um programa de emagrecimento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de até 5 porções de frutas por dia. Essa recomendação existe porque esses alimentos são leves, possuem poucas calorias e muitos nutrientes. No entanto, para não prejudicar a boa forma, é muito importante prestar atenção na escolha das frutas e na quantidade ingerida, pois muitas delas podem ter açucar demais e até prejudicar sua dieta. No artigo de hoje vamos falar tudo sobre as frutas que engordam e como evitar algumas delas, acompanhe conosco.

Frutas que Engordam

O açaí ajuda a ganhar peso porque é uma fruta muito calórica. (Foto: Divulgação)

Quando uma pessoa começa a fazer dieta, ela tem a impressão de que pode consumir todos os produtos “in natura”. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois existem itens que são tão calóricos quanto os doces. Algumas frutas, por exemplo, são inimigas do emagrecimento.

Frutas que engordam – veja quais evitar

Todas as frutas contribuem com uma vida saudável, afinal, elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais. Contudo, o consumo excessivo de algumas delas pode levar ao ganho de peso, devido à grande quantidade de gorduras e açúcares.

O Guia do Corpo elaborou uma seleção com as frutas que mais engordam. Confira:

Açaí

O açaí é uma fruta muito popular no Brasil, especialmente nos meses de calor. Ele desempenha ação antioxidante no organismo, mas também pode ser considerado uma bomba calórica. Uma porção de 100 gramas dessa fruta tem 250 calorias.

Coco

Outra fruta que é considerada inimiga da boa forma física é o coco maduro. A sua composição é rica em gorduras e calorias. Há 260 calorias em cada 100g de coco.

Caqui

Poucas pessoas sabem, mas o caqui é extremamente calórico. A fruta tem em sua composição uma grande quantidade de açúcar, por isso pode ser comparado a uma sobremesa. Ingerir 15 gramas de caqui significa ganhar 60 calorias.

Abacate

Frutas que Engordam

O abacate tem muita gordura na sua composição. O açaí ajuda a ganhar peso porque é uma fruta muito calórica. (Foto: Divulgação)

O abacate é super benéfico para a saúde, afinal, é rico em um tipo de gordura saudável (monoinsaturada). Contudo, essa mesma gordura presente na fruta também pode contribuir com o ganho de peso, principalmente quando consumida em excesso. Uma porção de 100 gramas de abacate tem 108 calorias.

Banana

A banana parece uma fruta bem inofensiva na dieta, mas ela pode engordar. O ganho de peso acontece principalmente quando a fruta está madura, já que a sua composição reúne mais açúcar. Uma porção de 100 gramas contém 95 calorias.

Uva

Embora tenha propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, a uva também entra na lista das frutas que mais engordam. Ela tem bastante açúcar na composição, por isso a quantidade de calorias também é significativa. Comer um quilo de uvas significa ingerir 690 calorias.

Você não precisa necessariamente excluir as frutas que mais engordam do seu cardápio. Experimente a pena reduzir as porções para não tornar a alimentação tão calórica. Na hora de ingerir as frutas, dê preferência as versões frescas e evite frutas em calda ou sucos adoçados com açúcar.

Atenção com as frutas em conserva: A fruta em conserva tem muito açúcar. Por exemplo, a metade de um pêssego natural tem 15,4 calorias e 3 gramas de açúcar. Já o pêssego em calda tem 50 calorias e 12,3 g de açúcar.

Vídeo sobre frutas que engordam

No vídeo abaixo, temos a Nutricionista Karina Peloi falando sobre o assunto:

Conclusão

As frutas, assim como todos os alimentos, são muito mais do que um nutriente isolado. Elas são, ainda, muito mais do que a soma de suas partes. Só porque um nutriente contido nela é, isoladamente, capaz de exercer efeitos metabólicos negativos, isso não necessariamente quer dizer que um alimento que contém dito nutriente levará aos mesmos desfechos.

Gostaram das dicas sobre as frutas que engordam pessoal? Lembrando que para ter uma alimentação bem saudável e balanceada, procure sempre seu médico ok? Se a idéia é emagrecer, pode gostar de ler sobre o goji berry que é muito eficaz.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


2 comments

  1. Leonardo Zem

    Eu não gosto muito desse tipo de matéria. As pessoas tem que se conscientizar de uma vez por todas que tudo engorda se leva uma vida sedentária.

  2. António Rodrigues

    Sou africano nunca ouvi dizer, que uma fruta Tropical, engorda-se, na minha juventude nunca conheci amigos meus de raça negra gordos, como eu, também convivia com eles no mato nunca foi gordo, e só comia dessa fruta.
    Além de já ter lido outros artigos sobre estas frutas tropicais, a dizer o contrario, e a citar os benefícios, e os contras, mas engordar nunca.
    Faço a PERGUNTA: – Quem fala verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *