Alimentação

Desmame gentil, aprenda a resolver isso de uma vez por todas


Você gostaria que seu filho pegasse no sono mais rápido? Seu filho só cai no sono após mamar? Isso pode estar acontecendo por ser uma associação criada por ele para dormir. Você sabia que  isso tem solução? Uma das apostas é o Desmame Gentil. Se você ainda não conhece esse termo e suas vantagens, leia o texto abaixo e veja se adotar essa ação é uma escolha para você!

É chamado de desmame gentil a estratégia de redução das mamadas do bebê. Por ser um processo que acontece gradativamente, indicando aos poucos  para o bebê que as mamadas estão sendo reduzidas e/ou retiradas, ele é tido como gentil.

Uma associação de sono muito comum, por exemplo, é o bebê mamar para dormir. Caso essa ação esteja atrapalhando as noites de sono do bebê, alguns hábitos devem ser alterados, considerando sempre que esse processo não deve ser feito repentinamente, mas sim, gradativamente. 

Também é importante considerar que mamar pode ser apenas uma das associações de sono do seu filho e iniciar o desmame gentil pode não ser a única estratégia que você deve adotar para noites de sono mais tranquilas. Esse é um dos motivos para que os pais fiquem atentos a cada detalhe da rotina de seu filho. 

Ao retirar a  associação de mamar para dormir, tanto o sono do bebê quanto a qualidade de vida do seu filho e de toda família podem melhorar. Isto vai variar muito de acordo com o nível de dependência da criança com essa  associação de sono. 

Apenas com o desmame gentil meu bebê dormirá mais?

desmame

Para se garantir um sono contínuo, o desmame gentil somente não é o bastante. Isto porque não é apenas o hábito de mamar para dormir que faz seu filho acordar de madrugada. A qualidade e o equilíbrio da rotina da criança durante o dia  e outros hábitos que ele tenha para adormecer interferem em seu sono. Alguns hábitos comuns, por exemplo, são  o uso da chupeta, o colo, e/ou o  balanço.

Um bebê que ainda necessita mamar de madrugada,  pode dormir bem.  No entanto, os pais devem ficar alertas, caso este  bebê mame de hora em hora, ou a cada  duas horas, independentemente da idade. Caso isso esteja acontecendo com seu bebê, é preciso que os pais busquem informações sobre as razões  que colaboram  para os despertares noturnos e elaborar  um plano para ajudar seu bebê a dormir de forma mais prolongada. 

Muitas vezes  a criança precisa dar uma breve sugada no peito ou na mamadeira para conseguir voltar a dormir. Essa atitude demonstra que  há um  cansaço acumulado que acontece, muitas das vezes,  por causa  de uma rotina diurna desajustada. Pode ser que as sonecas não estejam sendo suficientes,  que haja janelas de sono muito longas, que o ambiente pré-sono esteja  inadequado, ou que a alimentação não esteja correta. 

Neste caso, pode ser que a criança acorde mais vezes à noite, devido ao cortisol elevado diante do acúmulo de cansaço. Muitas vezes,  ela não consegue se acalmar sozinha para retomar o sono, precisando de ajuda, como por exemplo, dar essa breve sugadinha para voltar a dormir. É importante que os pais saibam que esse nível de cortisol exagerado também pode levar a criança  ao chamado Efeito Vulcânico, que acarreta ainda mais dificuldade para o sono.

Para evitar as possibilidades de acordar durante a noite, a família deve se atentar à rotina da criança e pensar estrategicamente em ações para melhorar seu sono. Isso pode ser feito com a ajuda de Consultores do Sono Infantil especializados, como é o caso do Ensinando a Sonhar, curso que irá ajudar você a revolucionar o sono do seu filho! 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *