Frutas Silvestres: conheça as melhores para saúde!

Frutas silvestres podem ajudar bastante seu corpo, veja como atuam e saiba tudo sobre seus benefícios!

Muita gente ainda não faz ideia de como as frutas silvestres podem ser úteis para o processo de emagrecimento, principalmente porque são capazes de liberar antocianinas. Isso significa que elas ajudam o nosso organismo estabelecer um bom equilíbrio entre a gordura.

frutas silvestres

 As frutas silvestres costumam nascer em lugares variados, sem a ajuda ou intercessão do homem. Mas só resistem se o solo e o clima forem favoráveis à espécie, caso esses fatores não sejam positivos, é preciso utilizar técnicas especiais para o cultivo. Elas o seu uso tanto para ornamentação, quanto para o consumo, sendo que algumas delas podem ser venenosas, então é preciso saber de qual fruta se trata antes de comê-la.

frutas saudáveis

Elas exibem uma ótima aparência e não é difícil se sentir atraído, além disso, as que podem ser consumidas, são fonte de vitaminas e seu sabor é exuberante. Entre elas estão o morango, o mirtilo, amora e a groselha. Todas elas possuem propriedades que auxiliam o organismo em seu funcionamento e o protege de doenças, em especial, problemas cardiovasculares, câncer e curam a má digestão, pois são ácidas.

Vantagens das frutas silvestres:

  1.  são fitonutrientes naturais;
  2. reduzem o risco de desenvolvimento de doenças neurológicas;
  3. mantém o cérebro saudável;
  4. são antioxidantes;
  5. desempenham um papel fundamental na prevenção do câncer;

saúde e frutas

Conheça algumas das frutas silvestres  e seus benefícios:

framboesa é uma fruta deliciosa e suas propriedades colaboram para reduzir o risco de cancro em 80% quando consumida de forma constante e natural.

Os mirtilos são de origem brasileira, mas também são encontrados na Europa, sendo lá conhecidos como bluberries e muito usados em doces e sucos. Eles contribuem para o combate a depressão e infecções urinárias, quando consumidos puros, apresentam um sabor adocicado.

mirtilos e saudeAs groselhas mantêm a pressão arterial regulada, pois contêm vitamina C e potássio. Também ajudam a fortalecer o organismo contra gripes e resfriados, além disso, são atrativas aos olhos, pois carregam uma coloração avermelhada e um sabor riquíssimo.

As amoras ficam perfeitas em saladas, batidas, sozinhas… As amoras sempre te ajudam a e sentir mais bonita e saudável. E o consumo dessa fruta é muito benéfico para a aparência da pele, nesse sentido, a deixa jovem e radiante. Além disso, de acordo com vários estudos, ajuda a aliviar os sintomas pré-menstruais.

Anúncio Patrocinado:

Os morangos são deliciosos e eliminam o ácido úrico, que provoca pedras nos rins. São muito ricos em vitamina C, B1, B2 e B6, ainda magnésio, fósforo, cálcio, potássio, cobre, ferro, zinco e ácido fólico. São um ótimo isotônico natural, sendo recomendados principalmente para quem pratica esporte.

morangos saudáveis

Frutas Silvestres que não devem ser consumidas:

Algumas frutas silvestres podem ser danosas para sua saúde, por isso  fique atento e leia abaixo

Existem algumas  frutas silvestres que não devem ser consumidas, pois são venenosas. Algumas delas podem causar a morte, como o caso da briônia, que provoca diarreias, vômito, sufocação, dilatação das pupilas, fraqueza, dores de cabeça e ainda palpitações. Ela pode levar a pessoa a óbito também por desidratação, caso o diagnóstico não seja realizado rapidamente.

Umas das frutas silvestres venenosas mais conhecida está o tabaco, usado para a produção de cigarros. Ela é extremamente tóxica, e caso seja ingerida, causa sérios danos ao organismo.

Outra fruta muito perigosa de ser ingerida é a dulcamara, que provoca danos ao sangue e afeta o coração. É parecida com o teixo, muito usado na confecção de flechas venenosas para a caça entre o povo da etnia basca.

Então fique atento, caso esteja andando por trilhas ou campos e se deparar com algum tipo de fruta silvestre, não se iluda pelas cores chamativas, tenha certeza de que realmente conhece aquela fruta antes de ingeri-la. Caso venha a ingerir por engano, procure um médico ou um hospital mais próximo para efetuar uma lavagem estomacal e fazer o processo de reidratação.

Conclusão

Diante disso tudo isso que falamos, é importante saber o que faz mal e não devemos consumir. Todavia para as frutas que fazem bem à saúde, é importante adicioná-las para que ter uma alimentação saudável e balanceada. Não esqueça de fazer exames de rotina para verificar os níveis de açúcar no sangue, assim como de gorduras. Faça exercícios físicos regularmente e tenha mais qualidade de vida!

 

 

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *