Verme Turu – Faz mal comer?


Verme turu é uma iguaria famosa, mas será que não faz mal? Saiba tudo sobre ele

Você já ouviu falar nessa iguaria? Será que faz mal comer o verme turu também conhecido como Teredo? É verdade que o animal exótico possui influencias afrodisíacas? Leia esse artigo e aprenda as maiores curiosidades desse verme que em algumas regiões é degustado como iguaria.

Verme turuO que é o verme Turu?

O popular Turu de nome cientifico Teredo Navalis também conhecido como cupim do mar na verdade não é um verme, apesar de sua aparência semelhante a um verme ele é um molusco fino que pode atingir até dois metros de comprimento.

Nas regiões de manguezais na ilha de Marajô e arredores é comum encontra-lo dentro de troncos que se decompõe nas margens dos mangues. Eles se alimentam de arvores podres caídas nas águas, mas também são encontrados em madeiras de embarcações.

Verme turuIguarias feitas na culinária com o verme Turu

Há várias formas de comer o verme Turu, alguns preferem come-lo cru apenas com uma pitada de sal e algumas gotas de limão, mas a popularidade desse molusco é tanta que alguns restaurantes inventaram receitas mais elaboradas para convidar os turistas a degustar dessa iguaria, como o caldo com leite de coco e sopa de Turu.

Mas nem sempre o Turu recebeu toda essa atenção, antigamente era uma forma de matar a fome dos trabalhadores e suas famílias da região dos mangues, passou a ser degustado pelos índios e assim de geração em geração tornou-se um dos pratos principais. De um simples molusco com aparência repugnante para muitos a cardápio desejado por turistas por sua aparência estranha e gosto semelhante ao de ostras dizem os que provaram.


comer Verme turuO verme Turu é afrodisíaco?

Não existe nenhum estudo científico que comprove que o Verme Turu é afrodisíaco, mas a comunidade do Norte do Brasil garante que eles possuem sim efeitos afrodisíacos o que consequentemente atrai curiosos para a região afim de degustar o “verme afrodisíaco”. Porém o molusco possui outros nutrientes que são essenciais para a saúde humana e certamente deveriam ser servidos em todas as regiões do Brasil.

comer Verme turu afrodisiacoVerme Turu – Faz mal comer?

A menos que você seja alérgico a moluscos ou frutos do mar em geral é totalmente recomendado comer o Turu. Até aqui você já aprendeu que o Turu não é um verme e sim um molusco que reside em troncos de arvores submersos ou parcialmente submersos nos manguezais. O que você não podia prever é que o animal apesar de exótico é fonte rica em ferro, cálcio e proteínas atrai anualmente milhares de turistas a provar a iguaria encontrada na região norte do país.

Curiosidades sobre o verme Turu

Dizem que o verme Turu foi responsável pelo naufrágio de diversas embarcações inclusive a de Cristovão Colombo no século XV. Também há boatos a respeito desse curioso molusco que dizem que o Turu é o primeiro a sumir de áreas de degradação ambiental. O animal possui uma espécie de dentição na parte superior da cabeça o que auxilia na hora de comer a madeira.

Importante

Sempre procure seu médico nutricionista para que ele lhe indique o que pode ser comido ou não de acordo com seus exames, para garantir que voc6e não tenha nenhuma alergia.

Sugestòes e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *