Farinha de Casca de Maracujá: Emagrece de Verdade? Conheça!


Farinha de Casca de Maracujá pode ajudar a emagrecer e acabar com o efeito sanfona, conheça!

Quem vive fazendo dietas, sabe que se não se cuidar, pode acabar engordando tudo de novo, dando origem ao famoso “efeito sanfona.” que tanto mal faz para nossa saúde. Mas existem alguns estudo de que a farinha de casca de maracujá poderia ajudar a acabar com isso. Nesse artigo, vamos entender melhor como isso é possível, acompanhe conosco e veja se ela realmente faz emagrecer.

Farinha de casca de maracujá – como é feita?

farinha de casca de maracuja

A farinha de maracujá é produzida a partir da parte branca da casca, que fica entre a polpa e a casca amarela. Essa porção, descartada das receitas na maioria das vezes, é a mais rica em nutrientes, como a fibra pectina, a vitamina B3 (niacina), o ferro, o cálcio e o fósforo.

Quais seus efeitos e Benefícios?

Pesquisadores constataram que em uma porção de 30 gramas da farinha, 18,6 gramas são fibras. Mas não é qualquer fibra, é a pectina, uma fibra que tem uma característica em particular: ela se transforma em uma espécie de gel não digerível no estômago, causando assim uma sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Nutrientes presentes no maracujá:
Vitamina B3(Niacina) – Atua principalmente na produção de hormônios; Ajuda no controle da ansiedade; Auxilia o crescimento das crianças; Protege as paredes do estômago;
Ferro – Previne a anemia; Aumenta a disposição;
Cálcio – Favorece a contração muscular; Ajuda no fortalecimento de ossos e dentes;
Fósforo – Também favorece o fortalecimento dos ossos; Melhora a memória; Ajuda na oxigenação das células e na circulação.

Um estudo feito pela Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto comprovou que a farinha de casca de maracujá possui efeito emagrecedor e protege o coração (por reduzir gordura). O colesterol ruim (LDL) reduziu e também perderam peso, após 70 dias de uso! Houve mulheres que perderam até oito quilos!

Farinha de Casca de Maracujá

Controle do Diabetes

A pectina presente na farinha da casca de maracuja não só regula a produção de glicose, sendo bastante eficaz no controle e prevenção do diabetes, como também ajuda a reduzir a ação do colesterol, pois se liga à gordura, fazendo com que ela seja eliminada no final da digestão.Um estudo foi publicado em 2008 na Revista Brasileira de Farmacognosia, feito com 60 pacientes que consumiam 30 gramas da farinha ao dia, sendo que 59 tomavam algum medicamento para o problema.

Os estudiosos concluíram que uma das vantagens da farinha é que seu consumo já mostra mudanças na glicemia desde os primeiros meses de uso, portanto ele pode ser um bom aliado de tratamentos tradicionais para diabetes.

Onde compra essa farinha?

Na farmácia Eficácia voce encontra com preços excelentes, clique e confira:

Como consumir a farinha de casca de maracuja

O ideal diário para consumir a farinha é uma colher de sopa com trinta minutos de antecedência do almoço e o mesmo para o jantar. Esse pó pode ser dissolvido em água, adicionado no suco, na vitamina ou colocado em cima dos alimentos, como as frutas, por exemplo. Existe também outra alternativa de se consumir a farinha de casca de maracujá: cápsulas. Essas devem ser indicadas por nutricionistas e o produto deve ser certificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Dá pra fazer em casa?

Farinha de Casca de Maracujá

Sim, so seguir a receita:

Pegue em quatro cascas de maracujá e coloque-as em uma assadeira. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Elas ficarão secas, com casca torrada. Espere esfriar. Depois, é só triturar tudo no liquidificador até obter uma farinha e guarde, num recipiente bem fechado.

Contra indicações

Quando consumida em excesso, a quantidade de fibras pode acabar causando diarreia, distensão abdominal e vômitos. O consumo feito por crianças, gestantes e lactantes deve ser realizado sob supervisão médica. pra quem quer evitar o açucar na dieta, recomendo ler sobre o adoçante xilitol.

Se você tem sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


8 comments

  1. LUZIA ANELICE Cunha

    Adorei saber sobre a farinha de casca do maracujá.Vou experimentar sou diabética e de difícil controle

  2. Elenilda sousa

    Mais pode torrar a casca toda ?ou sor a parte de dentro da casca ?vou fazer pra ver se da certo .obrigada .

  3. Hericles Vinicius

    Ela é muito boa para tratar diabetes! Não precisa nem tomar remédio, só a farinha da casca do maracujá!

  4. Ruth Carvalho Carvalho

    Se fala q é só a parte branca,como manda torrar a casca e triturar,explica isso direito ora nós,uma coisa é a parte branca,outra coisa é torrar a casca e aí? Como se resolve isso?

  5. Vitalina Cezaria Bonfim Oliveira Dias

    Eu faço geleia de maracujá, uso a polpa e a parte branca da casca do maracujá. Faço com Tal Qual adoçante forno e fogão. Tem algum efeito para emagrecer.

  6. Patrícia vieira

    Vou tomar novamente, já tomei em 2011 e em um mês consegui eliminar 3 kl ..
    Fiquei até mais calma fiz minha mãe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *