Alimentação

Própolis faz bem? Veja seus tipos e benefícios para o corpo!




Conheça tudo sobre o própolis, como ela pode ajudar na saúde, benefícios e se o própolis faz bem mesmo, confira!

 Nos dias de hoje, as pessoas tentam cada vez mais abandonar compostos químicos e remédios, buscando aproveitar mais os recursos da natureza. E um desses recursos é o própolis, que muita gente consome na forma do extrato de própolis natural, mas pouca gente entende realmente do que se trata e o que ele pode fazer por nosso corpo. Acompanhe e entenda.

O que é o Própolis?

Indo direto ao assunto, o própolis é produzido pelas abelhas utilizando a resina coletada nas plantas da vegetação onde elas vivem. No caso das abelhas, a própolis serve como um agente protetor da colmeia, onde é colocado para proteger os vãos da colmeia e selar tudo. Na hora de entrar e sair da colmeia elas encostam nele, dessa forma, higienizando e evitando possíveis contaminações para o grupo.

Própolis faz bem

Afinal, o própolis faz bem?

Sim, com certeza! Existem vários estudos sobre suas propriedades benéficas para o corpo e não raro ele é adicionado a xaropes, ao mel e a vários compostos que ajudam a curar doenças ou fortalecer o corpo. Sua única contra indicação é no caso de pessoas que têm alergias. Veja a seguir tudo que ele pode ajudar em nossa saúde.

Benefícios própolis para o corpo

São vários, mas selecionamos os mais importantes:

Dor de garganta

 

Esse é seu uso mais comum, onde você pode adicionar 4 gotas de extrato de própolis em meia xícara de água e faça gargarejo com a solução. Pode ser utilizada mais de uma vez por dia, se necessário. Se combinado com extrato de romã pode ser mais eficaz ainda.

Ação antiviral

propolis

Os flavonoides do tipo crisina e canferol diminuíram a taxa de replicação do vírus da herpes, enquanto o ácido cinâmico contido no própolis agiu significativamente sobre o vírus da Gripe A (H1N1). Outras substâncias do própolis estão sendo estudados em diferentes linhagens de vírus, inclusive do HIV que causa a aids.

Limpeza da pele

Ele é excelente para sua pele ficar livre de bactérias, apenas  misture cerca de 1 colher de fubá ou açúcar, 1 colher e meia de mel e 15 gotas de própolis. Faça uma esfoliação suavemente, massageando a pele em movimentos circulares, e enxágue.

Tratamento e Massagem capilar

 

Muita gente utiliza ele dessa forma com excelentes resultados.

Basta misturar 1 colher de sopa de óleo vegetal da sua preferência (pode ser de coco, jojoba, semente de uva, etc), 2 gotas de óleo essencial de alecrim e 6 gotas de própolis. Passe no couro cabeludo e massageie suavemente. Pode deixar agir por 15 minutos, e lavar os cabelos normalmente.

 

Considerações finais

 Agora esperamos que tenham gostado de saber tudo sobre esse composto natural incrível que é o própolis ok caros leitores?

Também já abordamos em outro artigo sobre os benefícios do chá de boldo que é muito interessante também.

 Sugestões e dicas de novos artigos, por favor deixem nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.