Alimentação

Alimentação fora de casa: Como manter a dieta longe de casa




No Brasil, comer fora de casa está se tornando cada vez mais comum, devido ao dia a dia estressante, horários apertados e falta de tempo para preparar as refeições, um empecilho para quem deseja manter a dieta. 

Segundo o IBGE, aproximadamente 32,8% dos brasileiros, ou um terço da população, comem fora de casa. Esses dados são provenientes da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF realizada de 2017 a 2018.

Quando estamos em casa, parece muito mais fácil seguir uma alimentação saudável e manter a dieta porque sabemos a origem de cada alimento e podemos preparar os pratos conforme a necessidade. Porém, enquanto estivermos na rua, tudo será em vão. Portanto, saber comer bem ao ar livre é essencial para seguir hábitos alimentares todos os dias e não sucumbir às tentações que fazem mal à saúde.

A seguir, você aprenderá mais sobre as mudanças de hábitos no Brasil e verá dicas para manter a dieta fora de casa.

Como manter uma alimentação saudável?

O primeiro passo para melhorar a qualidade de vida é manter uma alimentação saudável e regular. Sabemos que em um dia a dia agitado, isso parece quase impossível, mas seguir uma dieta saudável ao ar livre é muito mais simples do que você imagina.

alimentação saudavel fora de casa

Principalmente durante a semana, a maioria dos brasileiros come fora. Isso é confirmado por uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes, que mostra que a indústria de alimentos ao ar livre cresceu 3,5% em 2018.

 

A dica é não deixar que o tempo insuficiente seja desculpa para evitar uma alimentação saudável. 

 

Sabemos que os chamados junk food parecem ser uma opção mais prática e geralmente mais apetitosa, você pode optar por uma alimentação saudável mesmo comendo fora de casa, como cardápio para marmita fit congelada preparados com antecedência.

As mudanças que dos brasileiros em relação aos seus hábitos alimentares

O tempo voa rapidamente e os dias parecem cada vez mais curtos. 

 

Os velhos hábitos agora dão lugar a convenções que muitas vezes obrigam as pessoas a comer fora. Os motivos variam – desde mudanças nas áreas rurais, onde cada vez mais pessoas trabalham, até mais mulheres atuantes no mercado de trabalho.

 

Considerando que, do ponto de vista cultural, as mulheres são as pessoas que mais gostam de cozinhar, a tendência é que o dia a dia esteja cada vez mais mudado e as pessoas cada vez mais aptas a comer fora de casa.

 

No entanto, preste atenção à sua saúde ao comer fora de casa. Além da qualidade do preparo, o equilíbrio nutricional dos alimentos é o que favorece uma alimentação rica e balanceada.

 

Em casa, após a escolha dos produtos no supermercado, você pode escolher os alimentos e prepará-los de acordo com as metas dietéticas. Sem falar que conhecer o local de origem é fundamental para a alimentação de alimentos de qualidade. Na rua, a escolha pode não ser tão fácil, o que coloca muitas pessoas em risco de má alimentação e danos à saúde. Portanto, a disciplina de comer fora é uma regra básica.

As melhores dicas para manter a dieta mesmo comendo fora de casa

O fato é que embora não pareça, é perfeitamente possível manter a dieta comendo fora de casa, e a seguir, listamos as melhores dicas para você conseguir isso.

Faça as refeições em horários certos

Idealmente, o corpo é ensinado a aceitar alimentos em horários específicos do dia, respeitar três refeições – café da manhã, almoço e jantar – e se acostumar a se alimentar nos mesmos horários.

 

Definir o horário das refeições é fundamental para a manutenção de uma alimentação saudável, pois auxilia na adequação do organismo e evita a ingestão de alimentos desnecessários ao sair do trabalho. 

 

Manter a boa saúde e não perder o controle das refeições fora de casa é um hábito essencial.

 

Veja também: Wrap LOW CARB: Receita Fit simples com massa de aveia.

Faça um plano com antecedência do que vai comer

Se você não sabe o que comer para fornecer os nutrientes necessários ao funcionamento normal do seu corpo, tende a escolher qualquer coisa no cardápio e se deixar atrair pelas belas imagens que despertam seu apetite, principalmente em momentos de fome. 

alimentacao carnaval dicas

Para não passar por esse problema, o ideal é fazer um plano antes de comer durante a semana, sendo melhor seguir as orientações de uma nutricionista. 

 

Dessa forma, você pode fazer escolhas mais seguras e saudáveis para manter a dieta.

Não economize nas saladas

Começar uma refeição com uma deliciosa salada como aperitivo é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável. 

 

No entanto, faça a escolha certa, ou seja, não peça uma escolha muito calorosa. Escolha saladas feitas com vegetais crus, vegetais e sementes oleaginosas. 

 

Na hora de temperar, escolha limão, óleo ou vinagre. Evite alimentos recheados com torradas, maionese ou nozes salgadas, por exemplo, eles são geralmente cozidos com óleos prejudiciais à saúde.

Não economize na água

A água é um importante suplemento alimentar. 

 

Não se esqueça que a dica para se hidratar é ter sempre uma garrafinha de água ao seu lado. Isso torna mais fácil se acostumar com isso, e em breve você consumirá mais água sem pensar nisso.

Prefira as comidas mais naturais

Escolha alimentos mais naturais ao jantar fora. Por exemplo, em uma lanchonete, escolha vegetais, quantidades adequadas de carboidratos e proteínas para fornecer a energia necessária. Evite frituras e refrigerantes: peça suco e tente beber após comer, para não prejudicar a fome. 

 

Com a escolha certa, é fácil manter a dieta mesmo comendo fora de casa.

Preste atenção ao escolher as bebidas e sobremesas

Quando se trata de beber ao comer fora de casa, prefira sempre os sucos naturais e frescos, como os de frutas ou polpa. 

Isso ocorre porque eles fornecem ao nosso corpo substâncias importantes, como fibras e vitaminas. No que lhe concerne, evite refrigerantes e outras bebidas industrializadas. 

Mesmo aqueles que afirmam ser saudáveis ​​contêm muito açúcar e conservantes, que promovem o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças renais, diabetes e doenças cardíacas. 

Já nas sobremesas, também são recomendadas opções de frutas ou com baixo teor de açúcar, como as versões light e integral.

Considerações finais

Esperamos que tenham gostado das informações e que consigam manter uma dieta saudável mesmo comendo fora de casa

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.