Chá de Hortelã: conheça os benefícios pro corpo


Chá de hortelã pode trazer benefícios incríveis para o corpo, confira todos eles!

Na natureza, temos vários compostos que podem ser úteis para nossa saúde. Recentemente, falamos por exemplo, sobre o suplemento colastrina e o colágeno, que são muito interessantes. A hortelã é uma das ervas mais utilizadas no ramo da culinária de todo o mundo, sendo cultivada por milhares de pessoas em diferentes regiões. Seu aroma agradável faz jus ao sabor que entrega nos alimentos, sucos e outras misturas em que é acrescentado. Além de ser uma erva muito usado na alimentação, a hortelã também traz benefícios para o corpo e para a saúde, podendo ser consumida até mesmo em forma de chá para ajudar a melhorar algum problema.

Hoje você irá conhecer os principais benefícios da hortelã para o corpo e aprenderá como preparar o seu chá em casa.

Chá de Hortelã: conheça os benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Hortelã para a saúde

A hortelã possui em sua composição uma série de nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, entre eles: vitamina A, vitamina D, vitamina B, vitamina C, proteínas, ferro, magnésio, cálcio, potássio, sódio, entre outros. A principal substância da hortelã é o mentol, sendo este o responsável pelo seu frescor. O mentol também é um grande aliado no combate ao câncer e Alzheimer, além de contribuir para o emagrecimento e para uma melhora na aparência da pele e dos fios.

Sendo ainda extremamente versátil, é possível ingerir a hortelã de diversas maneiras, como em sucos, chás, saladas e em vários outros pratos.


Chá de Hortelã: conheça os benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Benefícios da Hortelã

Estudos comprovaram diversos benefícios da hortelã, por isso você pode ficar tranquilo ao ingerir a erva nas suas refeições. Ela tem o poder de reduzir a fadiga, mesmo após todas suas atividades do dia a dia. Isso ajuda a prevenir também as mudanças de humor e quadros de depressão. O consumo da erva contribui para renovar as energias do corpo e acaba fortalecendo o organismo.

A hortelã também pode auxiliar nas funções cerebrais e com isso aumentar a capacidade de concentração e contribuir para uma memória melhor. Por isso a hortelã tem sido cada vez mais usada para prevenir o Alzheimer. As vitaminas presentes na hortelã protegem o corpo e fortalecem o sistema imunológico, impedindo que infecções e inflamações ataquem o organismo. E se você não sabia, a hortelã ainda pode melhorar o fluxo da bile, o que gera aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol ruim.

Chá de Hortelã: conheça os benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Chá de Hortelã

Há diferentes chás de hortelã que podem ser feitos para ocasiões específicas. O chá mais comum é indicado para problemas como má digestão, náuseas e vômitos. Para prepara-lo você precisará de:

– 150 ml de água fervente;

– 2 ou 3 colheres de folhas frescas ou secas de hortelã.

Você deve adicionar as colheres de hortelã em uma xícara e, em seguida, adicionar a água fervente. Tampe e deixe repousar por 10 minutos. Esse chá deve ser ingerido até quatro vezes por dia, após as refeições.

Há ainda um outro chá de hortelã indicado para casos de febre. Os ingredientes são os seguintes:

– 15 gramas de folhas de hortelã;

– 70 gramas de flores de tília;

– 10 gramas de rainha-dos-prados;

– 5 gramas de laranja amarga.

Em uma xícara de chá você deve adicionar 150 ml de água fervente juntamente com 1 colher de sopa da mistura de plantas. Deixe repousar por 10 minutos e pronto. Ele deve ser ingerido várias vezes por dia, principalmente antes de você dormir.

Gostaram das dicas pessoal?

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *