Carboidratos engordam mesmo? Por quê?


Será que os famosos carboidratos engordam mesmo? Conheça tudo sobre eles!

Os carboidratos possuem a horrível fama de proporcionarem o ganho de peso, sendo condenados pelas mais famosas dietas. Muitas delas são até responsáveis por gerar o que chamamos de carbofobia, que é o medo de consumir carboidratos.

O que muitos não sabem, é que os carboidratos são muito importantes para a estrutura e função dos nossos órgãos e células nervosas. O cérebro também precisa dos carboidratos como fonte de energia, pois ele não pode utilizar a gordura para esse fim. Os níveis de glicose sanguínea deve se manter sempre acima do nível mínimo.

O que pode gerar a dúvida e até mesmo a informação errada de que os carboidratos engordam, é a maneira como eles são quebrados no nosso organismo. Aprenda hoje a diferenciá-los e veja se o carboidrato realmente pode sabotar a sua dieta e ser um inimigo na perda de peso.

Carboidratos simples ou açúcares simples

Essa é a categoria de carboidratos que é composta de açúcares simples e é quebrada e digerida instantaneamente. Os carboidratos simples são conhecidos também por serem os carboidratos ruins, uma vez que eles possuem açúcares refinados e pouca quantidade de vitaminas essenciais e sais minerais. Como exemplo dos carboidratos simples, podemos citar: açúcar refinado, suco de frutas coado ou com açúcar adicionado, mel, iogurtes prontos para beber com açúcar adicionado, pão branco, cereais empacotados, refrigerantes, bolo, sorvetes e doces em geral.

carboidratos engordam mesmoCarboidratos complexos

Os carboidratos complexos, também chamados de carboidratos bons, levam mais tempo para serem digeridos, ao contrário dos carboidratos simples. Os carboidratos complexos são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Entre os exemplos desses carboidratos, temos os vegetais, aveia, legumes, feijão, lentilhas, frutas, pães integrais e macarrão integral. Grande parte dos carboidratos naturais presentes nos alimentos são considerados carboidratos complexos.


carboidratos engordam mesmoEntenda o que acontece no seu corpo

Depois que você consome um carboidrato simples, como um copo de suco de laranja, um prato de cereais matinais ou uma concha de sorvete, todo o açúcar digerido acaba se dirigindo diretamente para a sua corrente sanguínea. Você vai sentir uma carga de energia muito rapidamente e seu corpo vai reagir imediatamente a ela, avisando ao seu pâncreas que ele deve produzir mais insulina para que o excesso de açúcar que está presente no seu sangue seja removido.

Por alguns momentos, você terá uma quantidade de açúcar sanguíneo relativamente menor, resultado da insulina fazendo o seu efeito. Essa ação da insulina faz com que o seu corpo sinta que precisa de mais combustível, mais energia e, consequentemente, mais calorias. Assim, você entra em um ciclo vicioso e acaba desejando mais carboidratos simples.

É por isso que tendemos a nos sentir mais preguiçosos e desejar mais açúcar depois de uma refeição que é rica em carboidratos simples. É o chamado efeito rebote do carboidrato, que faz com que ganhemos peso.

Já os carboidratos complexos, demoram mais para terem suas formas elementares quebradas, por isso, precisam de mais tempo para serem digeridos. Esse processo mais lento para quebrar as moléculas de glicose acabam fornecendo energia para o nosso corpo por mais tempo.

Como esses carboidratos precisam de mais tempo para conversão, eles são usados constantemente pelo corpo. Assim, o açúcar que é convertido em gordura não é armazenado em grandes quantidades como no caso dos carboidratos simples.

carboidratos engordam mesmoMas então, os carboidratos engordam ou não?

Se os carboidratos vão ser bons ou maus para a sua dieta só depende de você. O seu estilo de vida vai influenciar diretamente nisso. O ideal é que você consuma muitas frutas e hortaliças, mas sem deixar os carboidratos de lado. Evite os alimentos ricos em açúcar e farinha brancos, pratique exercícios físicos regularmente e beba muita água.

Se você manter hábitos de vida saudáveis, os carboidratos não serão um problema para o seu processo de perda de peso. Consulte um nutricionista para que ele avalie as quantidades que você está consumindo e faça um cardápio que se adeque às suas necessidades e rotina.

Gostaram das dicas?

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *