Pata de vaca – tudo sobre essa planta


Conhecer algumas plantas medicinais pode nos ajudar em momentos que estivermos passando por algum tipo de doença ou problema, afinal existem as mais diversas plantas com propriedades nutricionais que podem contribuir para melhorar o nosso sistema imunológico e ainda nos oferecer centenas de outros benefícios.Já falamos sobre a quitosana presente no womax, e até sobre a noz da india, mas hoje vamos além. A pata de vaca, por exemplo, é uma planta medicinal cujas folhas possuem um formato peculiar, gerando esse nome diferente. Ela ainda pode ser chamada de unha de boi, unha de vaca ou pata de boi.

A pata de vaca é rica em benefícios para nossa saúde. Saiba mais sobre ela a seguir!

Para que serve a Pata de Vaca

A pata de vaca é uma planta natural da Índia, mas ela pode ser facilmente encontrada em vários países da América do Sul. A folha dessa planta é rica em vários nutrientes e, por isso, ela é recomendada por possuir diversos benefícios para o nosso corpo e nossa saúde. A sua folha é rica em fitoquímicos que possuem ação hipoglicemiante, isso significa que ela pode contribuir para a diminuição da glicemia.


Devido a esse fator, a principal utilidade da pata de vaca é para ajudar no tratamento do diabetes. No entanto, a sua folha também pode ser consumida por oferecer outros benefícios à saúde, como: controle dos níveis do colesterol, ação anticoagulante, ação antimicrobiana e antifúngica, poder ser usada como auxiliar no tratamento de doenças gastrointestinais e hepáticas, além de também possuir ação antioxidante que neutraliza os radicais livres.

A pata de vaca ainda é uma planta que pode ser usada no tratamento de problemas como hipertensão e problemas renais. Em relação ao diabetes, o consumo dessa planta aumenta a interação da insulina com as células, o que estimula a degradação da glicose e contribui para sua eliminação.

Como consumir Pata de Vaca

A principal forma de consumir a Pata de Vaca e aproveitar todos os seus benefícios é através do chá com suas folhas. Para poder aproveitar os benefícios mencionados, no entanto, você deve consumir até 3 xícaras do chá por dia, durante 10 dias, preferencialmente de manhã em jejum e antes das principais refeições. Além do chá, a pata de vaca pode ser encontrada no mercado em forma de cápsulas ou em pó, sendo que você deve seguir a recomendação do fabricante ou do seu médico.

O chá de pata de vaca pode ser preparado com algumas folhas da planta medicinal e com um litro de água. Faça a infusão e depois tome as 3 xícaras de chá ao dia para aproveitar os benefícios.

Contraindicações da Pata de Vaca

O chá de Pata de Vaca não possui muitas contraindicações. O consumo de pata de vaca deve ser evitado somente por gestantes e mulheres que estão amamentando. Alguns estudos mostraram ainda que o consumo dessa planta pode aumentar o risco de câncer, por isso você só deve fazer uso sob recomendação e acompanhamento médico, pelo menos até novos estudos que garantem a segurança da planta possam ser realizados.

Já falamos aqui também sobre a planta mama cadela que é bem interessante, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *