Saude

Saliva Artificial: Sim, existe sim! Veja para que serve!

Saliva Artificial tem vários efeitos e benefícios pra a boca, entenda o que é e como funciona. Veja também onde comprar

Quem sofre com ressecamento bucal sabe como é incômodo essa situação. Mas faz alguns anos, que as pessoas que sofrem de xerostomia -secura na boca causada por diminuição ou ausência de saliva- já encontram nas farmácias e drogarias de todo o país uma saliva artificial de fabricação nacional. Além da sensação de secura bucal, os principais sintomas da xerostomia são mau hálito, dificuldade para mastigar e deglutir, língua rachada ou avolumada, feridas na boca, paladar reduzido, pigarros e tosse seca. O novo produto substitui os medicamentos importados e as fórmulas do exterior, que até agora, eram as únicas opções para tratar o problema, conhecido popularmente como boca seca. Entenda mais a seguir e veja tambem onde comprar mais barata.

O que é a Saliva ?

saliva artificial

A saliva é um líquido transparente produzido pelas glândulas salivares e eliminada na cavidade oral. Rica em água, enzimas e sais minerais, a saliva é essencial para manter a boca hidratada, umidificar o bolo alimentar e facilitar a deglutição, digerir o amido e proteger os dentes e as gengivas da proliferação bacteriana.Quando existe algum problema na boca ou nas glandulas salivares, é que ocorre a xerostomia, dando origem a vários outros problemas.

Saliva Artificial – do que se trata?

Indo direto ao assunto, a saliva artificial  é um lubrificante oral especialmente formulado para manter a boca úmida por até 6 horas. Alivia e ajuda a proteger a mucosa oral ressecada contra irritações, coceiras e sensação de queimação. Contém o sistema de enzimas Biotène que ajuda a inibir o crescimento de bactérias patogênicas.

O uso da saliva artificial é indicado para pessoas que usam próteses, respiram pela boca e os que sofrem de boca seca – que pode ser causada por diversos fatores, como quimioterapia, radioterapia, uso de mais de 700 fórmulas químicas médicas que são condutoras da xerostomia (boca seca), síndrome de Sjögren e por portadores de hepatite C.

Quais os benefícios para a boca?

Alguns dos efeitos são:

  • Proporciona hidratação e conforto imediato
  • Reestabelece o equilíbrio salivar
  • Hidrata e refresca a cavidade oral

Elaborada com mistura de sais minerais presentes na saliva humana em equilíbrio eletrolítico. Veiculada em base gelificante para fornecer sensação agradável à cavidade bucal. Sua ação é sintomática e deve ser aplicada na boca em pequena quantidade toda vez que o usuário sentir desconforto.

Qual a composição desse composto?

saliva artificial

A maioria dos repositores de saliva é a base de xilitol, água e sais minerais e forma uma película bioadesiva na cavidade oral que age hidratando a mucosa, criando uma barreira de proteção e acabando com a sensação de boca seca imediatamente.

Onde comprar mais barata?

Em farmácias de manipulação, como a eficácia, o preço é interessante, clique e confira:

Saliva Artificial

A saliva artificial é vendida em forma de spray e pode ser borrifada na boca várias vezes ao dia, proporcionando assim alívio instantâneo dos sintomas da xerostomia.

Importante

Sempre consulte seu dentista, antes de utilizar qualquer tipo de composto, pois somente através dos exames ele poderá lhe indicar o que é melhor para sua boca.

já ensinamos em outro artigo aqui, como beijar de lingua, sugiro a leitura.

Conclusão

Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.