Triptofano: tudo sobre esse aminoácido


Triptofano pode trazer muitos benefícios ao corpo, entenda tudo sobre ele!

Aqui em nosso site, sempre falamos sobre compostos da natureza que podem auxiliar nosso corpo. Foi assim com o polifenol e também a sertralina e hoje vamos falar de mais um que pode ser bem util. Você já ouviu falar no Triptofano? Ele é um aminoácido que está se tornando mais conhecido aos poucos. Ele apresenta uma série de benefícios para o corpo e para a mente, devendo ser ingerido com regularidade. Ele é um aminoácido essencial usado, juntamente com a vitamina B3, o magnésio e a niacina, pelo cérebro para produzir um neurotransmissor fundamental para os processos bioquímicos do sono e do nosso humor.

Infelizmente o nosso corpo não consegue produzir esse aminoácido, sendo de nossa responsabilidade ingeri-lo por meio da alimentação. Existem centenas de alimentos ricos em aminoácidos, como você verá a seguir.

triptofano cadeia

Triptofano: tudo sobre esse aminoácido (Foto: Divulgação)

Triptofano e suas ações no corpo

O triptofano, ao ser ingerido, pode acabar ficando na corrente sanguínea. Para que ele possa ir em direção ao Sistema Nervoso Central, ele irá precisar de um transportador de aminoácidos. Com esse transportador, o triptofano consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica e chegar ao seu destino.

Além disso, esse aminoácido contribui para a secreção da insulina e contribui ainda para a síntese proteica. Com certeza até agora você já tem provas suficientes de que esse aminoácido é essencial para o seu organismo, mas caso ainda não esteja convencido, lhe contaremos mais alguns de seus benefícios comprovados.

triptofano

Triptofano: tudo sobre esse aminoácido (Foto: Divulgação)

Benefícios do Triptofano

Há diversas pesquisas e estudos já finalizados que comprovam alguns dos principais benefícios do triptofano. Um desses benefícios é que esse aminoácido ajuda a prevenir e contribui para o tratamento da depressão, devido ao equilíbrio que o mesmo promove na formação de serotonina.


A serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes em relação à depressão e a prova disso é que a maioria dos medicamentos atuais têm como intuito aumentar o nível da serotonina. Ao consumir triptofano, você estará contribuindo para o equilíbrio da serotonina, o que pode ajudar a diminuir a depressão.

Esse aminoácido também é um grande aliado contra o estresse: o consumo de triptofano contribui para a redução de marcadores bioquímicos do estresse, e com isso acaba diminuindo os sintomas e as chances do indivíduo se estressar. Para completar, o triptofano ajuda na produção natural de um neurotransmissor e de um hormônio que agem diretamente no sono, por isso quem tem dificuldades para dormir, deve ingerir mais alimentos ricos em triptofano.

triptofano

Triptofano: tudo sobre esse aminoácido (Foto: Divulgação)

Onde o triptofano pode ser encontrado?

Você deve ingerir o triptofano através de alimentos que devem ser inseridos em suas alimentações diárias. As principais fontes de triptofano são: ovo, castanhas, peixes, peru, leguminosas, semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo, entre outros.

Caso você não ingira a quantidade recomendada de triptofano por vários dias seguidos e seu corpo comece a ter baixos níveis desse aminoácido, sintomas como insônia, ansiedade, impulsividade, incapacidade de concentração e outros podem começar a surgir. A quantidade ideal dessa substância por dia depende do problema que você deseja tratar. Caso não tenha nenhum, o ideal é que você consulte com o médico para ele lhe indicar a quantidade ideal para o seu corpo.

Em casos de insônia, é indicado ingerir até 15 gramas de triptofano por dia.

Importante

Só utilize com prescrição do seu medico. Jamais faça auto medicação. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas.

Jã falamos aqui anteriormente sobre o suplemento anadrole que é muito bom, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *