Alimentação

Legumes: Conheça os melhores para a saúde!


Conheça os legumes que mais contribuem com a saúde do organismo! Incluir o alimento nas principais refeições do dia é a melhor maneira de fornecer nutrientes essenciais para o organismo e prevenir doenças!

Os legumes tem papel importante na alimentação, cada um deles possui uma concentração de nutriente diferente, portanto, é importante variar o cardápio com vários tipos de legumes e assim proteger o organismo com vitaminas e minerais. Além disso, os legumes têm baixa concentração de calorias e possuem fibras em abundância, sendo muito eficaz para quem deseja perder peso de maneira saudável.

Os legumes não podem ficar de fora da alimentação. (Foto Ilustrativa)
Os legumes não podem ficar de fora da alimentação. (Foto Ilustrativa)

Os melhores legumes para a saúde

Conheça os melhores legumes para a sua saúde:

ABÓBORA

A abóbora possui betacaroteno, portanto, é uma ótima fonte de vitamina A. Uma das principais funções no organismo é ação antioxidante, que previne diversos tipos de câncer e também garante a saúde da pele. A vitamina A é fundamental para os olhos, evita complicações na córnea e também a cegueira.

BETERRABA

A beterraba é um legume completo, além da variedade de vitaminas presentes no legume, as folhas e os talos também apresentam propriedades nutritivas muito importantes para o bom funcionamento do organismo. A raiz possui vitaminas A, B e C, potássio, zinco e ferro. A beterraba pode ser consumida crua e temperada ou acrescida em sucos, já as folhas são ótimas para consumir refogadas.

legumes
Inclua beterraba na sua alimentação. (Foto Ilustrativa)

CENOURA

A cenoura é composta por vitamina A, vitamina B e sais minerais. Atua a favor da saúde dos olhos, cabelos, unhas, ossos e pele. O consumo regular de cenoura ajuda no emagrecimento, pois o legume também contém fibras e prolonga a sensação de saciedade do indivíduo. O sabor levemente adocicado favorece a combinação da cenoura com vários outros tipos de alimentos, tanto cozida como crua.

BERINJELA

A berinjela é rica em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas são fundamentais para saúde do sistema nervoso central, do fígado e devido a grande quantidade de antioxidantes e fibras, ajuda a manter o colesterol baixo. Também é uma ótima aliada na perda de peso, pois as fibras e diminuem a sensação de fome constante e promovem a eliminação da gordura de maneira natural.

CHUCHU

O chuchu é rico em água, potássio, vitamina C e fibra. Os nutrientes presentes nesse legume evita o aumento da pressão arterial, fornece energia ao corpo e ajuda a emagrecer, pois é capaz de retardar a digestão e impedir o acúmulo de gordura no organismo. É um alimento muito indicado para diabéticos.

Consumir o legume cru é a melhor maneira de ajudar o organismo a absorver todos os nutrientes que o alimento oferece, mas caso tenha o hábito de consumir o legume cozido, opte por cozinhá-los sempre no vapor e em pedaços grandes.

Vale lembrar que a combinação de legumes com alimentos pouco saudáveis como massas, molhos e queijo é prejudicial à saúde, assim como temperá-los com sal em excesso. Além disso, verificar a origem do alimento também é indispensável, dê preferência para legumes e verduras cultivados sem agrotóxicos. Assim como hoje  falamos sobre os legumes, em outros artigos já alamos sobre frutas como o Goji berry que também fazem muito bem a saúde, sugiro a leitura do artigo.

Até a próxima!

Ofertas dos nossos anunciantes: