Efeito Platô na Dieta: por que ocorre e como sair dele!


Fazendo dieta e não consegue mais perder peso? Você pode ter caído no efeito platô na dieta, veja como evitar isso e sair desse problema.

Quem nunca passou pelo problema de fazer uma dieta famosa, como a low carb ou a dieta do ovo e depois de fazer e perder peso, parar de perder? Pois é, isso deixa todo mundo frustrado e se perguntando onde foi que errou, além de dar a sensação que vai acabr engordando tudo de novo. Isso acontece devido ao famoso efeito platô na dieta, sobre o qual iremos explicar mais a seguir. Acompanhe conosco.

Efeito Platô na Dieta – do que se trata?

Indo direto ao assunto, um platô na dieta nada mais é do que um “patamar”. Isto é, se seu peso vinha diminuindo semana após semana (ou mês após mês), o platô seria um ponto a partir do qual ficaria muito difícil diminuir mais o peso.É como se o seu peso ficasse “travado” naquele valor.É que durante uma dieta, nosso corpo se adapta a uma nova condição alimentar (com menos ingestão energética) e passa a gastar menos calorias, desacelerando o metabolismo.

efeito platô na dieta

É importante ter em mente que nenhum organismo permanece muito tempo sob efeito platô. Esse é o momento de manter a dieta e a atividade física

Como sair do efeito platô?

A primeira providência a se tomar é avaliar se cometeu alguns deslizes alimentares ou se reduziu a dedicação à atividade física. Se isso não aconteceu, verificar se existem outros fatores responsáveis pela estagnação da perda de peso. Veja algumas coisas que podem ser feitas para resolver isso:

Tenha auxílio profissional

Antes de mais nada, todo processo de emagrecimento deve ser acompanhado por profissionais aptos a cuidar desta evolução.

  • Nutricionista juntamente com o educador físico.

E além disso é necessário que ambos os profissionais estejam a par do que o paciente deseja, para que possam preferencialmente juntos, traçar metas para todo o processo.

Modifique a composição da dieta

Converse com seu nutricionista para verificar se a dieta ainda está de acordo com os objetivos propostos. Como as nossas necessidades energéticas variam conforme nossa massa corporal, se você perdeu muito peso nos últimos tempos, talvez haja necessidade de mudar a composição da sua dieta para que ela continue a trazer os efeitos desejados.

efeito platô na dieta


Cuidado com o stress e o sono.

Tão importante quanto cuidar do físico é prestar atenção no lado emocional. O estresse e a ansiedade, comum em relação ao emagrecimento, pode aumentar os níveis de cortisol e adrenalina no organismo, dois hormônios que aumentam a retenção de líquidos e a sensação de fome. Stress crônico, noites mal dormidas; insônia, dores crônicas, ansiedade, longos períodos de jejum, etc irão atrapalhar muito a qualidade de vida e o emagrecimento e devem ser tratados.

Faça mais cardio

Se o objetivo é acelerar a queima calórica, aumentar exercícios de cardio pode ajudar. Comece o seu dia com meia hora na esteira ou no elíptico, cinco vezes por semana. Outra boa idéia de gastar calorias é incluir 90 segundos de cardio de alta intensidade (pular corda, por exemplo) entre seus exercícios de musculação.

Reduzir a quantidade das porções

Termine a refeição com a sensação de que ainda caberia mais alimento. É melhor comer com maior frequência e porções pequenas do que consumir grandes volumes em uma única refeição. É importante evitar o consumo de líquidos junto com a refeição; isso também evitará distender demais o estômago.

Corte Os Carboidratos

Pode parece óbvio ter que cortar os carboidratos em excesso das refeições, para conseguir emagrecer, certo? Mas muitas pessoas ainda cometem deslizes que fazem toda a diferença no resultado final e na balança.Dietas baixas em carboidratos são efetivas para a perda de peso, e possuem a comprovação de especialistas. Então não adianta achar que comer pizza somente no final de semana não fará diferença no seu peso, por que vai.

 

Importante

Nem toda dificuldade para emagrecer é efeito platô. A sabotagem ao programa alimentar ou mudanças na rotina de atividades físicas podem influenciar a eficácia da dieta.
Sempre procure um profissional de saúde qualificado, médico nutricionista para te auxiliar.

Conclusão

Já falamos aqui em outro artigo sobre o keto emagtramina para emagrecer, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários, até a próxima!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *