Dieta NO CARB: Emagrece mesmo? Veja como funciona!


Conheça tudo sobre a dieta no carb e como ela ajuda na perda de peso! Veja alimentos permitidos, como funciona e mais

Uma das grandes apostas para quem almeja atingir a redução de medidas, a dieta No carb (tambem chamada de dieta no carb ou dieta sem carboidratos) muitas vezes é encontrada em versões tentadoras, com a premissa da redução de peso rápida. Será que funciona? Quais são as principais características dessa dieta? Iremos abordar esse assunto abaixo, mas primeiro é preciso entender o que são os carboidratos e como atuam no corpo.

Carboidratos – do que se tratam?

dieta sem carboidrato

Indo direto ao assunto, O carboidrato é um importante nutriente para o funcionamento do corpo humano. Formado por hidrogênio, carbono e oxigênio, é o responsável pelo fornecimento de energia por causa da liberação de glicose após a sua absorção.Principais fontes de energia de uma célula, além de fazerem parte da composição de ácidos nucleicos e da parede celular. Chamadas também de glicídios, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão. As plantas normalmente acumulam carboidratos na forma de amido. Como já fica implícito, eles tem muitos açucares e calorias, o que faz com que se forem consumidos em excesso, ajudam as pessoas a engordarem.

Como funciona a Dieta No carb

A dieta no carb, tambem conhecida como dieta low carb,  consiste em diminuir o consumo de carboidratos. Os carboidratos são a nossa fonte de energia; ao deixar de consumi-los, o corpo passará a usar a gordura armazenada como fonte de energia, gastando-a e consequentemente contribuindo para que o indivíduo perca peso.Não há um consenso exato do que seria a dieta No carb, mas ela se caracteriza por evitar a ingestão de carboidratos, tais como grãos — até mesmo os integrais —, massas, pães e bolos, e substituir por fibras e gorduras.

dieta no carb

O protagonista dessa dieta são os vegetais, que constituem 70% da base alimentar. O restante é completado com alimentos como carnes, ovos e queijo.

Objetivo da dieta No carb

Podemos dizer que o principal objetivo da dieta No carb é obrigar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos.

Quando isso ocorre, o corpo está em cetose, que pode ser definida como um estado metabólico onde o corpo não mais obtém energia a partir da glicose. O resultado é uma mobilização das reservas de gordura do organismo (= queima de gordura), que agora passam a ser utilizadas como combustível para o metabolismo

Benefícios da Dieta No Carb

  • Perda de peso rápida;
  • Fome reduzida;
  • Melhora o controle sobre a insulina e o açúcar no sangue;
  • Melhora o desempenho cognitivo;
  • Reduz os riscos de doenças cardíacas;
  • Reduz o risco do corpo desenvolver certos tipos de câncer;

O que há no cardápio dessa Dieta?

Basicamente nnão há cardápio fixo, existem sim alimentos que são permitidos e outros que não são, tais como:

Alimentos permitidos na no carb

 

  • Frutas, verduras e legumes, em pequenas quantidades;
  • Carne, frango e peixes;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim;
  • Café e chás sem açúcar;

Alimentos proibidos na no carb

 

  • Açúcar Refinado: refrigerantes, suco das frutas não permitidas, sorvete, doces, bolos e tudo aquilo que contém açúcar refinado ou glucose de milho;
  • Grãos com glúten: trigo, centeio e cevada;
  • Gordura Trans: alimentos com gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como a margarina, devem ser cortados;
  • Produtos light e “low-fat: muitos produtos light possuem quantidades ainda maiores de carboidratos do que os “normais”, por isso evite;
  • Alimentos industrializados e processados: essa categoria também costuma ter muitos carboidratos, então fique bem longe.

cardapio dieta no carb

Contra indicações

Crianças e adolescentes devem passar longe da low carb, alertam os especialistas. A proibição se dá por serem fases de crescimento, nas quais não deve haver nenhuma dieta restritiva, pois poderá prejudicar o crescimento.Grávidas também não devem recorrer a essa dieta, recomenda o especialista do CFN. “Não se pode fazer redução de peso em gestantes. Você controla o peso para não aumentar muito e não ter outros problemas de saúde, mas não se pode fazer grávida perder peso. Idosos também não devem fazer a low carb.

200 Receitas Low carb – Emagreça comendo gostoso

Quem curtiu as informações sobre a Dieta No carb e quer mais, o Guia definitivo em E-book 200 Receitas Low Carb vêm com mais 30 receitas para o café da manhã, é basicamente 01 receita diferente por dia, nele você encontra também mais de 60 receitas para almoço e jantar, todas muito saborosas e fáceis de fazer e ainda conta com muitas sobremesas diferentes e Deliciosas!

 

Comece hoje mesmo a preparar delicias saudáveis:

Referências do artigo:

Saude Estadao, Nutricionando.org ,  Saude abril

CENTRE OF OBESITY RESEARCH AND EPIDEMIOLOGY. Systematic review of randomized controlled trials oflow-carbohydrate vs. low-fat/low-calorie diets in the management of obesity and its comorbidities. 2008. Disponível em <https://onlinelibrary.wiley.com/do>

NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Short-term effects of severe dietary carbohydrate-restriction advice in Type 2 diabetes–a randomized controlled trial. 2006. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16409560>


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *