Cuscuz Engorda mesmo ou é mito? veja a verdade aqui


Será que o Cuscuz engorda de verdade? A milharina é realmente muito calórica? veja aqui a resposta e sua importância em nossa alimentação.

Quem quer comer saudável, sabe que infelizmente, muitas vezes temos que evitar certos alimentos. E embora seja delicioso, o cuscuz é um alimento integral rico em diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo, que faz parte do imaginário cultural do Brasil.Mas muita gente prefere não consumir após ouvir boatos de que o cuscuz engorda. Esse alimento nada mais é do que uma massa feita de semolina, um tipo de trigo, e pode ser consumido de diferentes formas: na salada, como sobremesa ou até como acompanhamento.

O cuscuz é muito indicado para quem quer emagrecer, mas ainda assim existem centenas de pessoas com dúvidas e alegando que, na verdade, ele engorda. Qual será a verdade? Para chegar a uma conclusão, veja aqui a tabela nutricional do cuscuz e outros benefícios que ele possui.

Cuscuz Engorda

Cuscuz Engorda? respondemos aqui (Foto: Divulgação)

Tabela Nutricional do Cuscuz

Em cada 100 gramas de cuscuz é possível encontrar apenas 112 calorias, então ele não é tão calórico assim. Também há 23 gramas de carboidratos, 3,8 gramas de proteínas, 1,4 gramas de fibra alimentar e 0,2 gramas de gorduras totais.

Como podemos ver, o cuscuz é uma ótima fonte de proteína. Além do mais, sua proteína é vegetal magra, sendo ainda mais benéfica para o corpo. Se você ingerir uma xícara de cuscuz, irá obter 12% da quantidade ideal de proteína por dia. A proteína é fundamental para diversas situações, sendo importante para a saúde da pele, dos cabelos, dos músculos e de grande parte dos órgãos.

Cuscuz Engorda

Foto: Divulgação

Vitaminas e Minerais da milharina do Cuscuz

Por ser um alimento integral, o cuscuz oferece mais vitaminas, minerais e fibras do que outros alimentos que são refinados. No caso do cuscuz, é possível encontrar em sua composição vitaminas B, tiamina, niacina, vitaminas B6, ácido fólico e ácido pantotênico. Todos esses nutrientes desempenham funções importantes em nosso organismo, como: metabolizar energia, previne má formações fetais, mantém as células vermelhas do sangue saudáveis, entre outras.Veja valores para um pacote de 500g:

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 1755 kcal 87,75 %
Pontos* 41
Carboidratos 395,5 g 131,83 %
Proteínas 36 g 48 %
Gorduras totais 7,5 g 13,64 %
Gorduras saturadas 2 g 9,09 %
Fibra alimentar 27,5 g 110 %
Sódio 225 mg 9,38 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Os minerais também se fazem presente no cuscuz. Apenas uma porção de cuscuz é capaz de oferecer ao seu corpo cerca de 61% da necessidade diária de selênio, um mineral que atua na saúde reprodutiva, na síntese de proteínas e ainda na prevenção de danos causados pelos radicais livres. O cuscuz também é rico em manganês, um mineral essencial para a manutenção da saúde dos ossos, hormônios, entre outros.


Cuscuz engorda ou emagrece?

Fora da região nordeste o cuscuz ganha outras características. Na região centro-sul, por exemplo, ele é feito com farinha de milho ou mandioca e leva ingredientes como pimentão, palmito ou sardinha. No Maranhão, o famoso cuscuz maranhense é feito com flocos de arroz, goma de tapioca, água e sal.

O cuscuz possui diversas propriedades nutricionais benéficas para o corpo, por isso o seu consumo é extremamente indicado. Como você viu, 100 gramas possuem apenas 112 calorias, então se ele irá lhe engordar é porque você ingeriu demais. Se você ingerir apenas de vez em quando ou ainda em quantidades pequenas, não há motivos para se preocupar.

Cuscuz Engorda ou emagrece

Você pode inserir quantidades pequenas de cuscuz com outros alimentos, mas é fundamental ter uma dieta balanceada, com alimentos não muito calóricos. Caso sua alimentação não seja saudável e você ainda coma uma quantia grande de cuscuz, há grandes chances de aumentar o peso, mas tenha consciência de que a culpa não é do alimento. Se consumido com moderação e da forma correta, o cuscuz pode ser o seu grande aliado para a perda de peso, gerando refeições saborosas, deliciosas e saudáveis em qualquer época do ano.

Receita de cuscuz light com brócolis

Esse receita é uma delícia e pode ajudar bastante a quem comer gostoso sem engordar, confira:

tudo começa na escolha dos Ingredientes:

  • 1 brócolis médio;
  • 1 colher de chá de vinagre de vinho branco;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de sopa de alcaparras;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • raspas de 1 limão taiti;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino moída na hora a gosto.

Modo de fazer

Basta seguir o passo a passo abaixo

1- O primeiro passo é retirar os buquês do brócolis, cortando em pedaços de 3 cm, lavando em água e reservando.

2- Em seguida leve o brócolis em uma panela com 1 litro de água no fogo alto e quando ferver adicione 1 colher de chá e outra de vinagre.

3- Agora, cozinhe por 2 minutos, escorra e despeje água corrente para esfriar.

4- Voce irá então Bater o brócolis com o alho no processador até formar uma farinha grossa.

5- Em um frigideira refogue o brócolos moído com o azeite, adicione as alcaparras e cozinhe por 5 minutos mexendo de vez em quando. Tempere a gosto, desligue o fogo.

6- O passo seguinte é adicionar as raspas do limão disponha em uma forma com um furo no meio, levar à geladeira por 2 horas e depois servir

Conclusão

Esperamos que tenham curtido essas super dicas e consigam comer cuscuz de forma mais light e gostosa.

Já falamos aqui sobre o ebook 200 receitas low carb que é bem maneiro, sugiro a leitura.

Se você tem sugestão de outros artigos, pode deixar nos comentários!

Referências:Dieta e saude e  Mundoboaforma


3 comments

  1. Inibium Caps

    Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

  2. Cláudio César Ribeiro

    Muito obrigado pelas informações, me ajudaram bastante! Agora vou acompanhar mais os posts, já mostrei aqui para minha esposa ela ficou surpresa também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *