Dieta Low carb: como funciona? como fazer


Uma das grandes apostas para quem almeja atingir a redução de medidas, a dieta low carb muitas vezes é encontrada em versões tentadoras, com a premissa da redução de peso rápida. Será que funciona? Quais são as principais características dessa dieta? Conheça as respostas dessas e outras questões ao longo do texto abaixo.

Dieta low carb como funciona?

Trata-se de uma dieta consiste em reduzir a quantidade de carboidrato digerida diariamente. No entanto, ainda há controvérsias em torno do cardápio sugerido para a dieta, em especial, quais são as proporções mais indicadas de carboidrato para ingerir, alcançar a perda de peso e não comprometer a saúde.

Um dos fatores que preocupam profissionais, não apenas em relação à dieta low carb, como outras formas de dietas restritivas, é o efeito sanfona, onde a pessoa perde peso, porém, volta a ganhar rapidamente, por isso, são menos efetivas em longo prazo.

dieta low carb receita

Como seguir dieta low carb?

Há versões mais radicais, onde se busca reduzir subitamente e restringir o máximo possível, porém, nesses casos, a saúde pode ser colocada em risco. Indica-se que a redução progressiva contribua para uma melhor adaptação à dieta, ficando assim mais fácil de seguir. Um exemplo para seguir, é de ter baixa no consumo de 5 a 10% a cada dia.

Em uma dieta tradicional, as calorias originadas de carboidratos recomendadas, ficam em torno de 55% a 65%, já em algumas opções da dieta low carb, é indicado que seja de 20% a 40%. Ainda mais, outra indicação é de que esses carboidratos sejam consumidos por meio de verduras e legumes.

É importante evitar o açúcar, mas de forma geral, o cardápio pode variar, por exemplo, contando com chá, café, frutas, saladas, arroz integral, iogurte natural desnatado, mingau, ovo mexido, entre outras opções.

Ao chegar ao fim, volte progressivamente a introduzir os carboidratos em seu cardápio, porém, de forma mais consciente, evitando assim o efeito sanfona. Levando em consideração que existem versões variadas dessa mesma dieta, é imprescindível buscar por um profissional, para estabelecer hábitos alimentares que atendam sua saúde e metas.

Qual é a importância dos carboidratos?

A relação do carboidrato para a energia do organismo é importante, afinal, a glicose é um subproduto originado de sua digestão. É claro que dependendo de hábitos e particularidades das pessoas, a necessidade dos carboidratos pode ser distinta, porém, é certo que se trata de um macronutriente indispensável para a saúde.

Outro fator apontado por profissionais, é que um cardápio restritivo pode ser enganoso, como nesse caso, é possível que ao invés da massa gorda, a pessoa reduza a massa magra. Nesse cenário, acabam surgindo as unhas quebradiças, flacidez, mudanças de humor e queda de cabelo.

Essas situações ocorrem pois ao notar mudanças súbitas e tão restritivas, o organismo não tem chances de se adaptar e acaba entendendo como uma ameaça, por isso que o metabolismo pode desacelerar, gerando outros sintomas incômodos, como indisposição, fome emocional e estresse. Por esse motivo, as dietas que visam diminuir o consumo dos carboidratos, devem ter supervisão médica.

200 Receitas Low carb – Emagreça comendo gostoso

Quem curtiu as informações sobre a alimentação Low carb e quer mais, o Guia definitivo em E-book 200 Receitas Low Carb vêm com mais 30 receitas para o café da manhã, é basicamente 01 receita diferente por dia, nele você encontra também mais de 60 receitas para almoço e jantar, todas muito saborosas e fáceis de fazer e ainda conta com muitas sobremesas diferentes e Deliciosas!

Ah, já ia esquecendo, além das 200 Receitas Low Carb você receberá 2 BONÛS TOPS!

Comece hoje mesmo a preparar delicias saudáveis:

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *