Carbonato de Cálcio: quais os efeitos no organismo?


O Carbonato de cálcio pode trazer inúmeros benefícios para nosso corpo, confira todos eles, como age no corpo e onde comprar

Você já ouviu falar no carbonato de cálcio? Ele é um antiácido muito conhecido e usado principalmente para combater problemas digestivos, mas é fundamental que quem for usar siga recomendações médicas, pois o uso inadequado desse antiácido por causar alguns problemas.

O carbonato de cálcio pode ser usado e consumido para diferentes fins e de várias maneiras, sendo encontrado no mercado através de cápsulas, comprimidos ou até mesmo no formato de suspensão oral. É importante que antes de sair usando o carbonato de cálcio você esteja ciente dos seus efeitos no organismo, e a seguir nós falaremos sobre eles.

Carbonato de cálcio 500mg

Carbonato de cálcio: quais os efeitos no organismo? (Foto: Divulgação)

Carbonato de cálcio, para que serve?

O carbonato de cálcio trata-se de um suplemento dietético(como a quitosana), usado pelas pessoas principalmente quando a alimentação não está oferecendo ao organismo a quantidade ideal de cálcio. O cálcio é fundamental para o nosso organismo e participa de diferentes funções em nosso corpo, sendo que a falta dele pode acabar gerando alguns problemas. Sendo assim, o uso do carbonato de cálcio pode ser fundamental para você, mas é bom ficar atento às doses.

O carbonato de cálcio também pode ser usado em casos de indigestão, azia, acumulação de gás ou mau humor, pois alivia os sintomas de todos esses problemas. O mais comum é ingeri-lo através de comprimidos ou comprimidos de mastigação. Na maioria dos casos é possível obter o medicamento sem receita médica, mas você sempre deve consultar um profissional. O carbonato de cálcio é usado ainda na indústria de tintas e na produção de vidros.


Carbonato de cálcio

Carbonato de cálcio: quais os efeitos no organismo? (Foto: Divulgação)

Conheça os efeitos colaterais do carbonato de cálcio

Se algum dos efeitos colaterais mencionados aqui acontecerem, você deve suspender o uso de carbonato de cálcio imediatamente e buscar ajuda médica. Não há nenhuma contraindicação ao uso do carbonato, mas sempre leia as bulas. De modo geral, os principais efeitos colaterais são: reações alérgicas, irritabilidade, vômito, constipação, perda de apetite, fraqueza, dores de cabeça, tonturas, dor de estômago, maior vontade de urinar, entre outros.

Os sintomas tendem a desaparecer uma vez que o consumo do carbonato de cálcio também é cessado. Se eles piorarem, você também deve cessar o uso.

Como ingerir carbonato de sódio

Como mencionado, o carbonato de sódio pode ser encontrado no formato de comprimidos mastigáveis, cápsulas e solução líquida. É indicado consumir até quadro vezes no mesmo dia, de acordo com cada marca.

Os comprimidos mastigáveis devem ser mastigados muito bem, você não deve engolir. Você também deve beber água depois de terminar a mastigação. Esses comprimidos devem ser ingeridos após as refeições principais e na hora de dormir, mas sempre siga as instruções do rótulo ou do seu médico.

Crianças não devem ingerir o carbonato de cálcio sem consultar ao médico. O mesmo é válido para gestantes e mulheres que ainda amamentam. Sempre procure o médico antes de ingerir qualquer medicamento ou suplemento, pois a dose é diferente de acordo com cada organismo, histórico familiar e de outros fatores. Não tome uma dose maior do que a recomendada.

Onde comprar mais barato?

Farmácia com preços bons é a Eficácia, clique e confira:

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso terem se informado mais sobre o carbonato de calcio. Mas sempre procure seu médico antes de ingerir qualquer medicamento.

Já falamos aqui também sobre as receitas air fry sugiro a leitura!

Sugestões de novos artigos podem ser deixados nos comentários!

Referências:Anvisa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *