Comprar medicamentos online: entenda como funciona e se é seguro


Hoje em dia, é possível adquirir todos os tipos de produto pela Internet. E sim, isso inclui comprar medicamentos online.

No entanto, não são todas as pessoas que confiam em uma farmácia delivery. Também pudera: a tecnologia é relativamente nova e as pessoas tendem a ter as suas farmácias de confiança.

No entanto, o recurso que permite comprar medicamentos online está se popularizando pela sua conveniência. Quer saber como usá-lo e se é algo seguro a se fazer? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Comprar medicamentos online é seguro?

A primeira e grande dúvida envolvendo as farmácias deliveries é se elas são seguras. Afinal, comprar um remédio pela Internet é algo que tem riscos?

comprar medicamentos online

Na prática, a farmácia online não é nada diferente de todos os outros tipos de negócios pela Internet, como os mercados, lanchonetes, restaurantes e pet shops.

Ou seja: a confiabilidade é a mesma.

Isso porque existem três elementos de risco e todos são idênticos aos de outros segmentos.

O primeiro elemento de risco é a plataforma de compra. Nesse caso, é possível que ela engane o consumidor, roube os dados de cartão de crédito e outras informações.

No entanto, as farmácias delivery costumam utilizar as mesmas plataformas que os restaurantes e outros empreendimentos. Estamos falando do Rappi e apps do tipo.

Por isso, se você confia nos aplicativos para comprar comida, itens no mercado e outros tipos de produtos, então não há razão para desconfiar da compra dos remédios.

O segundo elemento de risco são os entregadores. Aqui, no entanto, é o mesmo cenário que o item anterior. Afinal, são os mesmos profissionais fazendo a entrega dos produtos.

Os mesmos mecanismos que coíbem ações negativas dos entregadores estão em ação na hora de entregar remédios e também na hora de entregar lanches ou pizzas. Por isso, o risco é igual.

Por fim, o terceiro elemento são as farmácias em si. Por exemplo, alguém pode inscrever uma farmácia que não é realmente legalizada e vender remédios adulterados.

No entanto, para isso acontecer, seria necessário ludibriar as inscrições em aplicativos e cometer uma série de crimes. Além disso, as plataformas como o Rappi tomam precauções extras para garantir que as empresas cadastradas em seus sistemas são reais e totalmente legalizadas.


Ou seja: os três elementos de risco ao comprar medicamentos online são os mesmos de comprar lanches ou produtos de mercado. Assim, dá para dizer que a farmácia delivery é sim segura.

Como funciona a compra de medicamentos pela Internet

Agora que você já entendeu que comprar medicamentos online é algo seguro, é momento de entender como o sistema funciona e que tipo de ação realizar para poder comprar remédios com mais conforto e praticidade.

Para comprar medicamentos online, em primeiro lugar é necessário ter cadastro em uma plataforma que propicia esse serviço. Existem várias no Brasil, mas a mais famosa é o Rappi. 

Depois de cadastrar o seu nome, endereço, cartão de crédito e outras informações na plataforma, o procedimento é igual ao de pedir um lanche.

Vá até a área em que as farmácias estão organizadas ou faça uma busca direta pelo medicamento que você precisa.

Se você for pesquisar pelo medicamento, tenha certeza que você estará comprando todos os itens da mesma farmácia, para não ter de pagar duas entregas diferentes.

Na hora de selecionar os remédios, basta escolher aqueles que você quer e selecionar a quantidade desejada.

Lembre-se de que não é possível comprar na Internet remédios que só podem ser vendidos com receita. Isso porque não há um sistema seguro o suficiente para garantir que as receitas são válidas.

Dessa forma, só é possível vender remédios que são de uso liberado normalmente. Os remédios de tarja preta ou só com receita podem até ser comprados nos aplicativos, mas só podem ser retirados na farmácia com a apresentação da receita de um médico.

Depois de selecionar os itens que você deseja receber em casa, é hora de finalizar o processo. Clique na opção que leva ao pagamento, insira seus dados e verifique se o endereço está correto.

Assim que pagar, o processo estará finalizado. Agora é só aguardar a entrega ser feita e você terá os remédios na sua casa.

Pronto, simples, fácil e prático, não é mesmo?

Vale a pena comprar remédios pela Internet?

Agora que entendemos o processo, chegamos a uma questão importante: vale a pena comprar medicamentos online?

Se você não tem o hábito de sair de casa e nem precisa de remédios com receita, então não há razão para não usufruir desse recurso. O mesmo vale para situações de fim de semana ou para aquele momento em que já é noite e as únicas farmácias abertas são as 24 horas..

No entanto, caso você tenha um farmacêutico de confiança ou consuma muitos remédios com receita, o mais recomendado é manter o seu padrão de compras e só usar o recurso online quando realmente precisar. Não por questão de segurança, mas por comodidade.

E aí, o que achou do conteúdo? Aprendeu como comprar medicamentos online com segurança? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *