Erva de São João – faz bem para o corpo?


A Erva de São João como é conhecida popularmente é encontrada no norte da África, Ásia, Europa e nos Estados Unidos. Possui lindas flores amarelas e a planta é conhecida por suas propriedades medicinais. Leia o artigo completo e descubra tudo sobre a erva de São João.

Erva de São JoãoErva de São João

A erva de São João na verdade é cientificamente chamada de Hypericum perforatum mas popularmente também é conhecida por Hipérico. É um arbusto de porte pequeno chegando a atingir no máximo 1 metro de altura e possui pequenas flores delicadas de cor amarela. Historicamente ficou conhecida por suas propriedades cicatrizantes e seu uso em pacientes com doenças mentais.

Antigamente acreditava-se que casas que as possuíssem estavam protegidas contra maus espíritos. Atualmente a erva de São João é utilizada por pessoas com quadros depressivos, ansiosas e que sofrem com insônia.

cha de Erva de São JoãoQuais os benéficos do chá da erva de São João para o corpo?

A erva de São João é um antidepressivo natural utilizados em alguns casos. A planta também possui propriedades antifúngica e antimicrobiana e é uma aliada contra o envelhecimento precoce. Pessoas que sofrem com insônia e ansiedade e não querem usar remédios químicos também podem fazer uso da erva de forma natural.


Ainda pode contribuir para o emagrecimento se associada a hábitos saudáveis, como alimentação adequada e exercícios físicos diários. Somente a ingestão da erva, seja em cápsulas ou em chá, não promoverá o emagrecimento, recomenda-se que pessoas que desejam perder peso de forma saudável e natural consultem com nutricionista para adequar a dieta.

Efeitos colaterais e contraindicação da erva de São João

Pessoas com quadros graves de depressão não devem descontinuar o uso de seus medicamentos prescritos para fazer uso da erva de São João. Gravidas lactantes, mulheres que utilizem anticoncepcionais orais e crianças também não devem utilizar a erva, salvo em casos de prescrição medica.

A erva de São João é contraindicada a pessoas que utilizem medicamentos com ação anticoagulante. Orienta-se a todos que procurem um médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento ou chá mesmo tratando-se de um produto natural. Doses excessivas da erva podem acarretar em efeitos colaterais como confusão mental, ritmo cardíaco irregular, visão turva e outros efeitos desconhecidos.

As principais propriedades que geram a grande procura pela erva de São João

Dentre os principais efeitos de quem procura a erva destaca-se o uso da erva para purificar o sangue, combater a insônia, melhorar a circulação cardíaca, indicada para tratar hemorragias, vermes e diarreia e tratar dores. Algumas pessoas ingerem as substancias da erva em forma de cápsulas e outras preferem consumir seu chá. Suas propriedades calmantes, sedativas, vermífugas, antisséptica, antimicrobianas e adstringentes são de grande contribuição para a medicina. A planta também pode auxiliar em tratamento de acnes, hemorroidas e caspa.

Chá de erva de São João

Ferva uma jarra de agua com folhas e flores da planta por cerca de 10 minutos e está pronto o chá.

Gostaram das dicas?

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *