Diclofenaco potássio – para que serve?


O Diclofenaco Potássio é um medicamento muito comum e conhecido, sendo recomendado para vários casos. Ele é indicado principalmente para tratamentos de curto prazo, como em casos de entorses, distensões, dores e inflamação no pós-operatório, pode ser usado ainda no período menstrual para alívio de dores, para dores nas costas, infecções do ouvido e da garganta, assim como em vários outros problemas.

É um medicamento complementar, geralmente indicado para tratar os sintomas de um problema, sendo necessário também tratar o problema em si. No caso de infecções do ouvido, por exemplo, esse medicamento alivia somente a dor e a inflamação, sendo necessário outros medicamentos para que a infecção se cure completamente. Saiba mais sobre o diclofenaco potássio a seguir!

Como Diclofenaco Potássio age

Esse medicamento trata-se de um anti-inflamatório não esteroide, sendo recomendado principalmente para o alívio de dores e para o tratamento de inflamações. Ele ajuda a aliviar os sintomas da inflamação, como a dor e o inchaço, além de bloquear a síntese das moléculas que causam a inflamação e os demais sintomas. A sua ação é rápida e pode ser vista logo após o seu uso, por isso é extremamente recomendado e usado.

Contraindicações do Diclofenaco Potássio

Diclofenaco Potássio não pode ser usado por pessoas que sejam alérgicas a algum dos componentes de sua fórmula, assim como deve ser evitado por pessoas que tiveram reações alérgicas após o consumo de medicamentos da mesma classe.


Para completar, ainda deve ser evitado por pessoas que possuam úlcera no estômago ou intestino, que sofrem de doenças graves no fígado ou nos rins, que possuam insuficiência cardíaca grave, assim como não deve ser consumida por mulheres no último trimestre da gestação. Crianças menores de 14 anos só podem consumir com recomendação médica e pacientes idosos devem tomar cuidado, pois podem ter uma reação mais forte do que os adultos.

Como usar Diclofenaco Potássio

O consumo de Diclofenaco Potássio é feito por meio de comprimidos que devem ser ingeridos inteiros preferencialmente com água, antes das refeições principais ou com o estômago vazio. Você deve tomar a dose recomendada pelo médico ou que está prescrita na bula. A dose inicial diária recomendada para adultos é de 100 a 150 mg. Casos mais leves, como dores de cabeça ou dores não muito fortes, podem tomar de 75 a 100 mg por dia. A dose total pode ser fracionada ao longo do dia em duas ou mais doses.

Você não deve tomar Diclofenaco Potássio por muito tempo, por isso sempre consulte o médico e siga suas instruções.

Efeitos Colaterais do Diclofenaco Potássio

Por mais que seja um medicamento muito indicado para tratar dores e inflamações, também pode trazer alguns efeitos colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns relatados por pacientes que usaram o medicamento são os seguintes: vertigem, dores de cabeça, tontura, vômitos, náuseas, diarreia, indigestão, dor abdominal, falta de apetite, flatulência, entre outros.

Palpitações e dores no peito são caracterizados como efeitos não tão comuns, assim como sonolência e dores de estômago.

Importante

As informações aqui presentes são de domínio público e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Sempre converse com um médico, siga suas instruções e veja com ele a dosagem correta em seu caso, pois pode variar de acordo com alguns fatores.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *