Alprazolam engorda ou emagrece? Veja seus efeitos e riscos!


O que é o Alprazolan e como ele funciona? Explicamos seus efeitos e como atua no corpo.

No mundo atual, as pessoas tem adotado o uso de remédios cada vez mais de forma irresponsavel e alarmante. Meciamentos como a sibutramina ou orlistat, são vendidos até sem receita, trazendo um grava problema de saúde na população. No artigo de hoje, vamos falar sobre um desses remédios perigosos e famosos, ao alprazolam.

Alprazolam – do que se trata?

Alprazolam é um medicamento indicado para o tratamento de transtornos de ansiedade, e também quando os transtornos se apresentam associados a outras manifestações, como no tratamento do transtorno do pânico e a abstinência do álcool.

A medicação age no sistema nervoso central, mas a maneira como ele age no organismo não é totalmente conhecida. Após ser ingerido, o alprazolam, que é o princípio ativo do medicamento que leva o seu nome, é absorvido muito rápido pelo organismo. O ápice de sua concentração ocorre 1 ou 2 horas após a medicação ser ingerida.

alprazolamAlprazolan é capaz de emagrecer ou engordar?

Quando começamos o tratamento com alguma medicação, é normal que surja uma preocupação com os seus efeitos colaterais. Lembre-se que você nunca deverá fazer uso de depressivos para perder peso.

Entre os efeitos colaterais de alprazolan, que veremos a seguir, está o ganho de peso. Outro efeito que a medicação pode causa é a fadiga, que poderá fazer com que você se sinta menos disposto para a prática de atividades físicas, o que influencia ainda mais no ganho de peso.

Mesmo que o ganho de peso seja um de seus efeitos colaterais, é errado dizer que ele não emagrece. Como isso acontece? Outra resposta que seu corpo pode apresentar com o uso da medicação é a perda de apetite, o que fará com que o emagrecimento seja estimulado.

Não há como definir se o uso de Alprazolam proporcionará emagrecimento ou irá engordá-lo, pois cada organismo reage de uma maneira diferente à determinadas substâncias. É recomendado que se tenha uma alimentação balanceada e saudável durante o tratamento e, nunca faça-o com a intenção de perda de peso.

Conheça outros efeitos colaterais do Alprazolam medicação

Além dos efeitos que citamos acima, outros efeitos são possíveis de acontecer. Os classificados como os mais comuns, que ocorrem em mais de 10% dos seus usuários, são: depressão, tontura, dificuldade de coordenação motora, dor de cabeça, comprometimento da memória, fala empastada, boca seca, irritabilidade e constipação.


Os efeitos que ocorrem em menos de 10% dos pacientes, são desorientação, confusão, ansiedade, nervosismo, insônia, diminuição do desejo sexual, letargia, distúrbios de atenção, visão turva, náusea, tremor, dermatite, sensação de cabeça vazia, anormalidade na coordenação, perturbação do equilíbrio, distúrbios de atenção e disfunção sexual.

Existem também os efeitos mais incomuns, que ocorrem entre 0,1 e 1% dos pacientes, que são: alucinações, agitação, hostilidade, raiva, pensamentos invasivos, hiperatividade psicomotora, humor anormal e elevado, hiperprolactinemia, euforia, agressividade, raiva, alterações da libido, fraqueza muscular, pensamentos anormais, problemas no fígado, hepatite, alterações gastrointestinais, icterícia, retenção ou incontinência urinária, hostilidade, agitação, aumento da pressão dentro dos olhos, desregulação do ciclo menstrual e contração involuntária, lenta e repetitiva dos músculos.

Ainda podem ocorrer outros sintomas que não possuem frequência conhecida, como angioedema, edema periférico, fotossensibilidade e desequilíbrio autonômico do sistema nervoso, que se caracteriza pelo aumento da frequência cardíaca, pressão baixa e dilatação das pupilas.

Importante

Como pudemos ver, a utilização de Alprazolan traz muitos riscos para a saúde dos pacientes que fazem seu tratamento. Por isso, deve-se sempre procurar indicação médica antes de fazer uso de qualquer tipo de medicação. Os riscos trazidos por um medicamento muitas vezes não valem a pena e, com certeza, existem outras opções menos agressivas.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *